Fonologia e Fonética na universidade: uma experiência

Autores

  • Nara Hiroko Takaki Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p322

Palavras-chave:

phonology and phonetics in English, social practice, university

Resumo

A atitude pós-estruturalista concebe o mundo como processos de transformação. Embora essa noção não seja novidade, profissionais da linguagem preocupam-se em elaborar alternativas que expandam estudos relacionados a fonologia e fonética em meio à cidadania educacional e global. A partir disso, este trabalho apresenta uma visão mais holística do ensino-aprendizagem de língua e relata uma experiência como alternativa para a fonologia e fonética da língua inglesa em meio às práticas sociais. Essa descrição é parte de um projeto maior sobre a construção de sentido multimodal do aprendiz por meio de tecnologia em contexto de universidade no Brasil. O resultado dessa experiência reforça a integração de fonologia e fonética numa disciplina, Uso de tecnologia no ensino de línguas, em que aprendizes graduam em Inglês, Português, Espanhol e Literaturas. Palavras-chave: Fonologia e fonética do inglês. Prática social. Universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nara Hiroko Takaki, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui bacharelado em Inglês e Português pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1989), licenciatura em Inglês e Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1989), mestrado (2004), doutorado (2008) e pós-doutorado (2012) em Letras Modernas (Português e Inglês) pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade de São Paulo. É professora adjunta II da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Leciona no Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS. Membro da ALAB, ABRAPUI e ABECAN. Pesquisadora do Projeto Nacional de Formação de Professores, Educação Crítica, Novos Letramentos e Multiletramentos desenvolvido por diversas Universidades Brasileiras, com um núcleo sede na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, Linguística Aplicada com ênfase em linguagem, interpretação e sociedade, incluindo os seguintes temas: construção de sentido, ensino de línguas, novos letramentos, multiletramentos, letramentos críticos, novas tecnologias, coleção didática e estudos pós-coloniais. Autora dos livros: Leitura na formação de professores de inglês da rede pública: a questão da reprodução de leitura no ensino de inglês e de Letramentos na Sociedade digital: navegar é e não é preciso.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

TAKAKI, Nara Hiroko. Fonologia e Fonética na universidade: uma experiência. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 322–346, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p322. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17514. Acesso em: 18 jul. 2025.