Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Gicele Vergine Vieira Prebianca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - campus Blumenau
  • Marli Fátima Vick Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Araquari
  • Kyria Rebeca Finardi Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGEL) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE).

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p181

Palavras-chave:

Instrução gramatical, Ensino-aprendizagem de Inglês, Recursos tecnológicos

Resumo

O principal objetivo deste estudo é investigar o uso de recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira (LE). Mais especificamente, o estudo pretende analisar o aprendizado de uma estrutura sintática por meio da instrução gramatical dada em dois ambientes: a sala de aula tradicional e o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Outro objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos participantes e seu nível de satisfação, em relação às atividades para o ensino de gramática implementadas no MOODLE. Trinta alunos do Ensino Médio de um Instituto Federal, divididos em grupo controle e experimental, participaram do estudo. As análises estatísticas revelaram um bom desempenho dos participantes em ambos os testes de retenção da estrutura sintática alvo. O grupo controle superou o experimental em ambos os testes. Esses resultados são discutidos com base em teorias de processamento da informação e de aquisição de LE. A análise qualitativa sugere que, apesar de os participantes terem acesso a vários recursos tecnológicos, eles parecem não perceber a relevância de tais recursos para aprendizagem de uma LE. Em geral, os participantes apreciaram as atividades realizadas no MOODLE para o ensino de gramática. Palavras-chave: Instrução gramatical. Ensino-aprendizagem de Inglês. Recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Gicele Vergine Vieira Prebianca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - campus Blumenau

Mestre e Doutora em Letras Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem, Cognição e Tecnologia (http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=89278011BNW4D7)

Área de interesse: Investigação dos processos de ensino, aquisição/aprendizagem de línguas mediado pelo uso de ferramentas tecnológicas, incluindo línguas estrangeiras (L2) e o Português Brasileiro. É também de interesse da pesquisadora conduzir pesquisas que investiguem os processos cognitivos de aquisição e uso da L2, em especial processos de acesso lexical, com foco nos mecanismos de controle executivo e sistemas de memória.

Marli Fátima Vick Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) - Campus Araquari

Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Universidade da Região de Joinville (1996), Técnologo em Processamento de Dados pela UTESC (1988), Mestrado em Educação na linha de pesquisa Mídia e Conhecimento pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2008), Doutorado em Educação na linha de pesquisa Informática em Educação (em andamento - início em 2014). Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC) – Campus Araquari  na área de Letras  Português/Inglês. Membro do grupo de pesquisa (CNPQ) de Linguagem, Cognição e Tecnologia (CNPQ) e do grupo interinstitucional de pesquisa Tecnologia e Educação (CNPQ). Atua, desde 2013, como supervisora do PRONATEC no IFC – Campus Araquari. Tem experiência na área de Informática na Educação.

Kyria Rebeca Finardi, Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Linguística (PPGEL) e Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE).

Possui graduação em letras inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) com bolsa da CAPES e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com bolsa do CNPQ e CAPES- PDEE para o doutorado sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos. Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação e membro permanente dos Programas de Pós Graduação em Linguística na linha de Linguística Aplicada (PPGEL) e em Educação na Linha de Educação e Linguagens (PPGE). Coordenadora e representante da UFES no Programa Inglês sem Fronteiras e  ex- Presidente da Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. Membro do GT da Anpoll de Linguagem e Tecnologia. Coordenadora do Núcleo de Línguas da UFES (NucLI) e vice-coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa de Hipertexto e Tecnologia Educacional (NEPEHTE) da UFES. Coordenadora dos grupos de pesquisa (CNPQ) de Tecnologia e Educação e de Inglês e Internacionalização e membro do grupo interinstitucional de pesquisa de Linguagem, Cognição e Tecnologia (CNPQ). Participou do Projeto Nacional do Livro Didático para Línguas Estrangeiras no edital 2014. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e Educação, com ênfase em educação de língua estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: internacionalização institucional por meio do inglês, formação de professores de línguas, construção de cidadania por meio da língua, tecnologia e L2, memória de trabalho e aquisição de L2, abordagens híbridas e críticas de ensino de L2, metodologia de ensino de conteúdos diversos por meio da língua (CLIL) e políticas linguísticas.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

PREBIANCA, Gicele Vergine Vieira; VIEIRA, Marli Fátima Vick; FINARDI, Kyria Rebeca. Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio Integrado. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 181–214, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n1p181. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/17499. Acesso em: 3 jul. 2024.