Instrução gramatical na era da tecnologia: investigando diferentes abordagens para o ensino-aprendizagem de Inglês no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n1p181Palavras-chave:
Instrução gramatical, Ensino-aprendizagem de Inglês, Recursos tecnológicosResumo
O principal objetivo deste estudo é investigar o uso de recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem de Inglês como língua estrangeira (LE). Mais especificamente, o estudo pretende analisar o aprendizado de uma estrutura sintática por meio da instrução gramatical dada em dois ambientes: a sala de aula tradicional e o ambiente virtual de aprendizagem MOODLE. Outro objetivo do presente estudo é conhecer a percepção dos participantes e seu nível de satisfação, em relação às atividades para o ensino de gramática implementadas no MOODLE. Trinta alunos do Ensino Médio de um Instituto Federal, divididos em grupo controle e experimental, participaram do estudo. As análises estatísticas revelaram um bom desempenho dos participantes em ambos os testes de retenção da estrutura sintática alvo. O grupo controle superou o experimental em ambos os testes. Esses resultados são discutidos com base em teorias de processamento da informação e de aquisição de LE. A análise qualitativa sugere que, apesar de os participantes terem acesso a vários recursos tecnológicos, eles parecem não perceber a relevância de tais recursos para aprendizagem de uma LE. Em geral, os participantes apreciaram as atividades realizadas no MOODLE para o ensino de gramática. Palavras-chave: Instrução gramatical. Ensino-aprendizagem de Inglês. Recursos tecnológicos.Downloads
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