Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar

Autores

  • Fernando Silva Paula Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p193

Palavras-chave:

Discurso pedagógico. Genéricos discursivos. Fracasso escolar

Resumo

Este artigo constitui-se em uma investigação sobre as formas de funcionamento do Discurso Pedagógico Escolar (DPE) e, também, sobre as possibilidades (lugares/posições) conferidas ou encontradas pelos sujeitos nesse discurso. Para tanto, foi empreendida uma análise discursiva de recortes extraídos de um corpus formado a partir de entrevistas realizadas com estudantes de Ensino Médio, com questões relacionadas à Educação e à Escola. A análise destacou a presença marcante de genéricos discursivos (slogans, máximas, provérbios), os quais funcionaram como eficazes mecanismos de interpelação ideológica. Tais fórmulas forneceram ao sujeito não somente uma interpretação, entre outras possíveis, mas uma leitura generalizante na forma de Lei, segundo a qual o sujeito (estudante) é o próprio responsável pelo seu fracasso na escola. Entretanto, em algumas situações singulares de enunciação observadas, essa regularidade discursiva produzida pelo emprego de fórmulas linguísticas encapsuladas foi interrompida pela ação concomitante do recalque inconsciente, produzindo, dessa forma, o acontecimento no discurso.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernando Silva Paula, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, é Doutorando e mestre (2008) em Ciências na área de Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Objeto de estudo são os discursos sobre a Educação e a Escola. Possui experiência profissional na área da psicologia com ênfase na Psicologia escolar e educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguagem, Discurso, Fracasso escolar, e Educação.

Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Letras Anglo Germânicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1964), é Master Of Arts In Language Acquisition - University of California (1979), doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1984) e livre-docente e associada pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é professora titular sênior da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Realizou estágio de pós-doutorado em duas ocasiões na Université de la Sorbonne Nouvelle, com Jacqueline Authier, e também na Universidade de Bologna, com Carlo Ginsburg, Atua na pós-graduação nas áreas de letramento, análise do discurso, autoria, psicanálise lacaniana, genéricos discursivos.Tem formação em psicanálise. É pesquisadora do CNPq

Downloads

Publicado

2013-12-04

Como Citar

PAULA, F. S.; TFOUNI, L. V. Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 193–213, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n2p193. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/16439. Acesso em: 30 abr. 2024.