Regularidade e acontecimento no funcionamento do discurso pedagógico escolar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p193Palavras-chave:
Discurso pedagógico. Genéricos discursivos. Fracasso escolarResumo
Este artigo constitui-se em uma investigação sobre as formas de funcionamento do Discurso Pedagógico Escolar (DPE) e, também, sobre as possibilidades (lugares/posições) conferidas ou encontradas pelos sujeitos nesse discurso. Para tanto, foi empreendida uma análise discursiva de recortes extraídos de um corpus formado a partir de entrevistas realizadas com estudantes de Ensino Médio, com questões relacionadas à Educação e à Escola. A análise destacou a presença marcante de genéricos discursivos (slogans, máximas, provérbios), os quais funcionaram como eficazes mecanismos de interpelação ideológica. Tais fórmulas forneceram ao sujeito não somente uma interpretação, entre outras possíveis, mas uma leitura generalizante na forma de Lei, segundo a qual o sujeito (estudante) é o próprio responsável pelo seu fracasso na escola. Entretanto, em algumas situações singulares de enunciação observadas, essa regularidade discursiva produzida pelo emprego de fórmulas linguísticas encapsuladas foi interrompida pela ação concomitante do recalque inconsciente, produzindo, dessa forma, o acontecimento no discurso.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.