“Nem sempre a língua que eu falo é a que eles entendem” – crenças sobre o ensino de inglês com adolescentes de escola pública

Autores

  • Fernando Silvério de Lima UNESP - São José do Rio Preto
  • Edcleia Aparecida Basso Departamento de Letras da UNESPAR/FECILCAM, Campo Mourão, PR.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2014v17n2p65

Palavras-chave:

Crenças, Escola Pública, Alunos adolescentes

Resumo

Neste artigo analisamos as crenças de uma professora de inglês no seu primeiro ano de trabalho em uma escola pública com uma turma de adolescentes. Os dados foram gerados a partir de uma entrevista gravada e transcrita para uma análise qualitativa. Com base em referenciais teóricos e estudos encontrados na Linguística Aplicada, na Psicologia e na Educação, as crenças foram analisadas considerando as experiências sobre o ensino de inglês com adolescentes e o ensino no contexto de escola pública. Os dados apontam para um distanciamento entre alunos e professora, marcado, sobretudo, por dois tipos de desencontros: a dificuldade em compreender e ser compreendida pelo aluno adolescente e a dificuldade que sentiu ao ter que aliar o conhecimento teórico do curso de Letras com sua prática em sala de aula. A respeito do ensino de uma nova língua na escola pública, a professora entrevistada não acredita ser possível ensinar inglês de maneira efetiva e plena, entendendo aqui o uso, principalmente, da modalidade oral, por diversos fatores internos e externos à sala de aula, tais como desmotivação dos alunos, número excessivo de alunos por turma e lacunas em sua formação inicial.

Biografia do Autor

Fernando Silvério de Lima, UNESP - São José do Rio Preto

Doutorando em Estudos Linguísticos pela UNESP de São José do Rio Preto. Mestre em Letras pela Universidade Federal de Viçosa.

Edcleia Aparecida Basso, Departamento de Letras da UNESPAR/FECILCAM, Campo Mourão, PR.

Professora do Departamento de Letras da UNESPAR/FECILCAM. Doutora em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas, 2001).

Downloads

Publicado

2014-12-26

Como Citar

DE LIMA, Fernando Silvério; BASSO, Edcleia Aparecida. “Nem sempre a língua que eu falo é a que eles entendem” – crenças sobre o ensino de inglês com adolescentes de escola pública. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 65–91, 2014. DOI: 10.5433/2237-4876.2014v17n2p65. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15395. Acesso em: 23 jul. 2024.