Interlocução na produção de cartas pessoais na sala de aula

Autores

  • Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini
  • Renilson José Menegassi

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p17

Palavras-chave:

Escrita, Interlocutor, Carta pessoal.

Resumo

Ao considerar uma concepção de ensino-aprendizagem embasada no discurso como prática social, experiências em leitura e escrita em sala de aula tornam-se mais significativas, pois recursos que possibilitem ao aluno assumir uma atitude dialógica são valorizados. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar a presença do Interlocutor/Outro em cartas pessoais de alunos de 8ª série do ensino fundamental de uma escola privada do município de Marialva-Paraná. Analisar-se-á, principalmente, a presença de marcas de interlocutor real e interlocutor real externo, já que a proposta delimitava um destinatário. Mesmo assim, são observadas marcas direcionadas a um interlocutor virtual e ao interlocutor interno. Para subsidiar esta análise, recorrem-se a leituras e a conceitos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin e por pesquisadores brasileiros que abordam essa teoria. O que ficou evidenciado foi uma constante nas marcas da presença de interlocutor real externo, mas também, algumas evidências de escrita para um interlocutor real além de marcas insignificantes de interlocutor virtual e nenhuma marca de interlocutor interno. Os resultados da análise comprovam que ainda falta uma maturidade do emprego dos elementos constitutivos de um texto, inclusive, do interlocutor.

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Biografia do Autor

Ednéia Aparecida Bernardineli Bernini

Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (PR), possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Maringá (2003). Atualmente é professora da Associação Cultural e Social Anjos Custódios e professora da Rede pública estadual de educação básica - QPM no Colégio Estadual Dr. Felipe Silveira Bittencourt. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, Comunicação e Expressão, atuando principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, linguística, leitura, escrita, análise linguística e recursos midiáticos na educação.

Renilson José Menegassi

Realizou seu curso de Mestrado em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina, investigando os processos de leitura em sala de aula. No curso de Doutorado em Letras, realizado na Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Assis), investigou os processos de revisão e reescrita em textos de alunos do curso de Letras. Seu Pós-Doutorado em Linguística Aplicada foi realizado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atua nas linhas de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Línguas, enfatizando-se a leitura e a escrita em situação de ensino, e Formação do Professor de Línguas, investigando a constituição da escrita na formação inicial e continuada, com várias publicações em periódicos e livros sobre os resultados de suas pesquisas. É líder do Grupo de Pesquisa "Interação e Escrita" (UEM/CNPq), cuja página eletrônica apresenta toda sua produção, assim como a dos membros do grupo: www.escrita.uem.br. Atua na graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá e no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma instituição, nos cursos de Mestrado e Doutorado. Foi, também, membro do Comitê Assessor de Linguística e Letras da Fundação Araucária, no estado do Paraná, com vários projetos financiados e bolsista de Produtividade em Pesquisa pela mesma Fundação.

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Publicado

2013-12-04

Como Citar

BERNARDINELI BERNINI, E. A.; MENEGASSI, R. J. Interlocução na produção de cartas pessoais na sala de aula. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 17–38, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n2p17. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/15285. Acesso em: 6 maio. 2024.