A identidade étnica e linguística do ítalo-brasileiro: sua constituição e reconstrução

Autores

  • Vitalina Maria Frosi Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p101

Palavras-chave:

identidade étnica, processo, dialeto italiano.

Resumo

: Este texto aborda a constituição e a reconstrução da identidade étnica e linguística do ítalo-brasileiro do nordeste do Rio Grande do Sul. A análise é qualitativa e baseia-se em três frases dialetais italianas, representativas de autoatribuições do ítalo-brasileiro, por ele produzidas e usadas alternadamente conforme as diferentes fases do processo social e linguístico. O objetivo principal é o de compreender as manifestações de identidade. Descreve, em linhas amplas, a visão primordialista e aborda princípios teóricos de estudiosos que consideram a identidade como um processo de construção e reconstrução, que envolve os indivíduos durante sua vida e que se transmite através das gerações. A compreensão de sua identidade constitui um tema complexo, mas ela é dada pela análise das mudanças socioculturais e linguísticas havidas na comunidade em foco. A identidade de um indivíduo tem vínculos com suas línguas e com o sentimento de pertença a determinado grupo humano. Deste modo, vê-se a possibilidade de o sujeito ter mais de uma identidade. Brasilidade e italianidade são, aqui, aspectos de um mesmo fenômeno. A identidade, em última instância, não existe a priori, é formada e definida historicamente e é plural.

 

 

Palavras-chave: identidade étnica; processo; dialeto italiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitalina Maria Frosi, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de Caxias do Sul (1967), especialização em Dialetologia e Fonética Experimental pela Faculdade de Letras de Lisboa (1971/1972), especialização em Pesquisa Linguistica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), especialização em Corso Invernale di lingua e Cultura Italiana pela Università degli Studi di Firenze (2001), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Linguistica e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora de Bilinguismo e Dialetologia no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS. É professora titular do curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

2013-12-04

Como Citar

FROSI, Vitalina Maria. A identidade étnica e linguística do ítalo-brasileiro: sua constituição e reconstrução. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 101–124, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n2p101. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/14049. Acesso em: 30 dez. 2024.