A identidade étnica e linguística do ítalo-brasileiro: sua constituição e reconstrução

Autores

  • Vitalina Maria Frosi Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2013v16n2p101

Palavras-chave:

identidade étnica, processo, dialeto italiano.

Resumo

: Este texto aborda a constituição e a reconstrução da identidade étnica e linguística do ítalo-brasileiro do nordeste do Rio Grande do Sul. A análise é qualitativa e baseia-se em três frases dialetais italianas, representativas de autoatribuições do ítalo-brasileiro, por ele produzidas e usadas alternadamente conforme as diferentes fases do processo social e linguístico. O objetivo principal é o de compreender as manifestações de identidade. Descreve, em linhas amplas, a visão primordialista e aborda princípios teóricos de estudiosos que consideram a identidade como um processo de construção e reconstrução, que envolve os indivíduos durante sua vida e que se transmite através das gerações. A compreensão de sua identidade constitui um tema complexo, mas ela é dada pela análise das mudanças socioculturais e linguísticas havidas na comunidade em foco. A identidade de um indivíduo tem vínculos com suas línguas e com o sentimento de pertença a determinado grupo humano. Deste modo, vê-se a possibilidade de o sujeito ter mais de uma identidade. Brasilidade e italianidade são, aqui, aspectos de um mesmo fenômeno. A identidade, em última instância, não existe a priori, é formada e definida historicamente e é plural.

 

 

Palavras-chave: identidade étnica; processo; dialeto italiano.

Biografia do Autor

Vitalina Maria Frosi, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Letras Neolatinas pela Universidade de Caxias do Sul (1967), especialização em Dialetologia e Fonética Experimental pela Faculdade de Letras de Lisboa (1971/1972), especialização em Pesquisa Linguistica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1976), especialização em Corso Invernale di lingua e Cultura Italiana pela Università degli Studi di Firenze (2001), especialização em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Caxias do Sul (1988), mestrado em Linguistica e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1997). Atualmente é professora de Bilinguismo e Dialetologia no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade da UCS. É professora titular do curso de Letras da Universidade de Caxias do Sul

Downloads

Publicado

2013-12-04

Como Citar

FROSI, Vitalina Maria. A identidade étnica e linguística do ítalo-brasileiro: sua constituição e reconstrução. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 101–124, 2013. DOI: 10.5433/2237-4876.2013v16n2p101. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/14049. Acesso em: 26 jun. 2024.