A materialidade das palavras: os andaimes linguísticos expostos na fala dos habitantes da fronteira do Brasil com o Paraguai
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p337Palavras-chave:
Atlas Linguístico. Fronteira. Línguas em contato.Resumo
Este trabalho revela alguns dos andaimes linguísticos expostos por meio da fala de entrevistados brasileiros moradores em regiões de fronteira situadas entre o Brasil e o Paraguai. Para tanto, analisamos recursos da língua falada como o contexto situacional, o planejamento discursivo, questões acerca do tópico e análise de marcadores conversacionais. Os recortes analisados compõem-se de narrativas orais situadas no final do questionário semântico-lexical que direciona os inquéritos pertencentes ao corpus do Projeto Atlas Linguístico da Fronteira Brasil / Paraguai.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.