A língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala: interpretações da mídia
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p153Palavras-chave:
Língua Portuguesa. Avaliação em Larga Escala. Mídia.Resumo
Na perspectiva hegemônica do Estado Avaliador, as avaliações em larga escala – ou avaliações de sistemas educacionais – têm assumido o protagonismo na condução das políticas e na atual composição da agenda educacional. Diante desse papel central, o tema das avaliações em larga escala tem merecido constante atenção da mídia, expressa em notícias e reportagens que apresentam informações e manifestam opiniões sobre o assunto. Com base nessa reflexão, elaborou-se uma pesquisa qualitativa, assentada na categorização e exame de 87 produtos midiáticos veiculados nos três principais semanários de circulação nacional (Revistas Veja, Isto É e Época), no recorte temporal de 2001 a 2011. O objetivo precípuo da pesquisa vincula-se ao mapeamento da repercussão da língua portuguesa como objeto de avaliações em larga escala, expresso nos produtos midiáticos selecionados. O que se publicou sobre as avaliações em língua portuguesa? Como a área foi apresentada e representada pelos semanários? Os elementos empíricos apontam que a língua portuguesa foi tratada como ponto principal das avaliações de sistema, sendo considerada a peça-chave das avaliações estandardizadas os distintos níveis de ensino merecendo, nos produtos midiáticos examinados, status de protagonista e responsável direta pelos resultados aferidos.
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