A formação do Professor de Línguas de uma Perspectiva Sociocultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p457Palavras-chave:
Formação de professores de línguas. Perspectiva sociocultural. Aprendizagem docente.Resumo
Resumo: Com o desenvolvimento de estudos sobre cognição e o reconhecimento de que as experiências prévias dos professores, o conhecimento adquirido em cursos de formação e as experiências de sala de aula em diferentes contextos moldam as maneiras como os docentes pensam e constroem suas práticas, os programas de formação de professores passam a ver, de uma perspectiva sociocultural, a aprendizagem docente como um processo dialógico de coconstrução de conhecimentos que é situado e emerge da participação em práticas e contextos socioculturais. Considerando a relevância desse novo olhar, este artigo tem por objetivo apresentar tal perspectiva teórica, bem como suas contribuições para a pesquisa e o ensino na área de formação de professores de línguas.
PALAVRAS-CHAVE: formação de professores de línguas; perspectiva sociocultural; aprendizagem docente.
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