A unidade didática e seus objetos de ensino: deslocamentos ao longo das décadas

Autores

  • Joceli Cargnelutti Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Lucci Angelo Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziela Lucci Angelo Universidade Federal de Santa

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n2p85

Palavras-chave:

Objetos de ensino. Unidade didática. Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, propomo-nos, tomando a unidade didática como foco, investigar quais os objetos de ensino selecionados para o ensino de língua materna nas décadas de 1960, 1970 e 1980. A pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico. Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

CARGNELUTTI, Joceli; ANGELO, Graziela Lucci; ANGELO, Graziela Lucci. A unidade didática e seus objetos de ensino: deslocamentos ao longo das décadas. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 85–106, 2012. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n2p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12603. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos