Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibular

Autores

  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Higa Ishizaki Higa UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p195

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros Textuais. Sequências Tipológicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar resultados de análise de sequências tipológicas explicativas e argumentativas, consideradas como essencialmente dialógicas, a partir de uma proposta de escrita do gênero artigo de opinião. Os textos foram produzidos por candidatos ao Curso de Letras durante o processo seletivo vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o interacionismo sociodiscursivo (ISD) e no seu modelo de análise de textos (BRONCKART, 2003[1999]). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas, consideradas como favorecedoras de potencial argumentativo, em contraposição ao uso reduzido de sequências explicativas, usadas parcialmente pelos vestibulandos.

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Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo (1990), mestrado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

GONÇALVES, Adair Vieira; HIGA, Maria Higa Ishizaki. Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibular. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 195–222, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12571. Acesso em: 30 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos