Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibular

Autores

  • Adair Vieira Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Maria Higa Ishizaki Higa UFGD

DOI:

https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p195

Palavras-chave:

Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros Textuais. Sequências Tipológicas.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar resultados de análise de sequências tipológicas explicativas e argumentativas, consideradas como essencialmente dialógicas, a partir de uma proposta de escrita do gênero artigo de opinião. Os textos foram produzidos por candidatos ao Curso de Letras durante o processo seletivo vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o interacionismo sociodiscursivo (ISD) e no seu modelo de análise de textos (BRONCKART, 2003[1999]). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas, consideradas como favorecedoras de potencial argumentativo, em contraposição ao uso reduzido de sequências explicativas, usadas parcialmente pelos vestibulandos.

Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Curso de Licenciatura em Letras - Faculdades Toledo (1990), mestrado em pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007).

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Publicado

2011-12-09

Como Citar

GONÇALVES, Adair Vieira; HIGA, Maria Higa Ishizaki. Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibular. Signum: Estudos da Linguagem, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 195–222, 2011. DOI: 10.5433/2237-4876.2012v15n3p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/12571. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos