Sequências tipológicas em artigos de opinião no contexto de vestibular
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n3p195Palabras clave:
Interacionismo Sociodiscursivo. Gêneros Textuais. Sequências Tipológicas.Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar resultados de análise de sequências tipológicas explicativas e argumentativas, consideradas como essencialmente dialógicas, a partir de uma proposta de escrita do gênero artigo de opinião. Os textos foram produzidos por candidatos ao Curso de Letras durante o processo seletivo vestibular da Universidade Federal da Grande Dourados- UFGD. O aporte teórico-metodológico utilizado foi o interacionismo sociodiscursivo (ISD) e no seu modelo de análise de textos (BRONCKART, 2003[1999]). Os resultados apontaram para uma incidência maior de sequências argumentativas, consideradas como favorecedoras de potencial argumentativo, em contraposição ao uso reduzido de sequências explicativas, usadas parcialmente pelos vestibulandos.Descargas
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