Da soqueira à tocera, do parol à gamela – entre a sincronia e a diacronia: um estudo da terminologia da cana-de-açúcar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2237-4876.2012v15n1p281Palavras-chave:
Variação termiológica. Sincronia e diacronia. Cana-de-açúcar.Resumo
Este trabalho se centra no estudo da terminologia concernente ao universo da cana-de-açúcar, levando em conta usos escrito e oral, e dois momentos e espaços diferentes. Tem como objetivo cotejar uma seleção de termos extraída da obra Memoria sobre a cultura da cana de assucar, de Joze Caetano Gomes, publicada em 1800, com os termos do Glossário Eletrônico da Cana-de-Açúcar do Maranhão, elaborado no âmbito do Projeto Atlas Linguístico do Maranhão (ALiMA), em 2011. Esse cotejo possibilitará examinar, por um lado, a vigência de alguns dos termos registrados no trabalho de Gomes, considerando-se a presença destes no falar da zona rural maranhense e, por outro lado, a perda da força expressiva de outros ou mesmo a mudança, a renovação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Signum: Estudos da linguagem, publica seus artigos licenciados sob a Licença Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado.