Desenvolvimento da percepção espacial e expressão gráfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1999v19n3p09Palavras-chave:
Desenvolvimento cognitivo, percepção espacial, representação gráfica, desenho e geometria descritiva.Resumo
O presente estudo faz uma descrição teórica sobre o desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço pela criança, como ela o representa em sua mente e transporta essa representação para o papel. Esta descrição teórica objetiva uma reflexão acerca do desenvolvimento do pensamento, da percepção e da comunicação através da representação gráfica, com a finalidade de uma aproximação à solução de problemas encontrados no ensino de Desenho e Geometria a nível de terceiro grau. Atualmente alguns professores buscam solucionar problemas como a falta de visualização espacial por parte dos alunos, modificando antigas e tradicionais metodologias de ensino. Além disso, procuram ampliar os recursos tecnológicos aproveitando o que de mais novo existe no mercado de informática. É perfeitamente válido buscar tais soluções, porém, acreditamos que esses problemas estejam relacionados com o desenvolvimento da capacidade de percepção espacial e de sua representação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.