Desenvolvimento da percepção espacial e expressão gráfica

Autores/as

  • Maria Bernardete Barison Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1999v19n3p09

Palabras clave:

Desenvolvimento cognitivo, percepção espacial, representação gráfica, desenho e geometria descritiva.

Resumen

O presente estudo faz uma descrição teórica sobre o desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço pela criança, como ela o representa em sua mente e transporta essa representação para o papel. Esta descrição teórica objetiva uma reflexão acerca do desenvolvimento do pensamento, da percepção e da comunicação através da representação gráfica, com a finalidade de uma aproximação à solução de problemas encontrados no ensino de Desenho e Geometria a nível de terceiro grau. Atualmente alguns professores buscam solucionar problemas como a falta de visualização espacial por parte dos alunos, modificando antigas e tradicionais metodologias de ensino. Além disso, procuram ampliar os recursos tecnológicos aproveitando o que de mais novo existe no mercado de informática. É perfeitamente válido buscar tais soluções, porém, acreditamos que esses problemas estejam relacionados com o desenvolvimento da capacidade de percepção espacial e de sua representação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Bernardete Barison, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Educação. Professora do Depto. de Matemática -CCE -Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

1999-03-05

Cómo citar

BARISON, Maria Bernardete. Desenvolvimento da percepção espacial e expressão gráfica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 09–22, 1999. DOI: 10.5433/1679-0383.1999v19n3p09. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9486. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.