Desenvolvimento da percepção espacial e expressão gráfica
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1999v19n3p09Palabras clave:
Desenvolvimento cognitivo, percepção espacial, representação gráfica, desenho e geometria descritiva.Resumen
O presente estudo faz uma descrição teórica sobre o desenvolvimento da capacidade de percepção do espaço pela criança, como ela o representa em sua mente e transporta essa representação para o papel. Esta descrição teórica objetiva uma reflexão acerca do desenvolvimento do pensamento, da percepção e da comunicação através da representação gráfica, com a finalidade de uma aproximação à solução de problemas encontrados no ensino de Desenho e Geometria a nível de terceiro grau. Atualmente alguns professores buscam solucionar problemas como a falta de visualização espacial por parte dos alunos, modificando antigas e tradicionais metodologias de ensino. Além disso, procuram ampliar os recursos tecnológicos aproveitando o que de mais novo existe no mercado de informática. É perfeitamente válido buscar tais soluções, porém, acreditamos que esses problemas estejam relacionados com o desenvolvimento da capacidade de percepção espacial e de sua representação.
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