A Revista do Ginásio Londrinense e as linhas da história: títulos, textos e imagens que remontam uma época sob a ótica dos ginasianos pioneiros de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p25Palavras-chave:
História de Londrina (PR), história oral, Revista do Ginásio Londrinense, GLERB.Resumo
A Revista do Ginásio Londrinense, meio de comunicação e expressão dos estudantes do Ginásio Londrinense, nasceu e circulou em meados da década de 40, em meio a um ambiente conturbado pela Segunda Guerra Mundial e pela ditadura de Getúlio Vargas. Produzida pelos alunos, a revista representa não só uma forma de expressão, mas o retrato de toda uma época. Para a produção deste artigo, além da metodologia de revisão de literatura, foram adotadas técnicas de análise e de história oral, com a realização de entrevistas pessoais. Em termos gerais, ficou explícita a importância de veículos impressos, independente de seu tamanho ou periodicidade, para o resgate e preservação da história.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana de Oliveira Teixeira, Paulo Cesar Boni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
















