A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários: contexto pandêmico e repercussões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n1p87

Palavras-chave:

Saúde mental, COVID-19, Grupos, Emergências, Suporte emocional

Resumo

A pandemia de COVID-19 impactou os pilares políticos, econômicos, sanitários e culturais da sociedade, exigindo estratégias de adaptação à doença, entre elas o cuidado aos impactos psicológicos emergidos neste cenário. Este estudo consistiu em uma pesquisa interventiva qualitativa, com foco em estudantes universitários, que  analisou  a implementação e os resultados de uma intervenção grupal, bem como os efeitos da pandemia na saúde mental. Participaram 20 universitários e três mediadoras vinculadas ao curso de Psicologia e foram realizados sete encontros semanais de uma hora e trinta minutos cada. As fontes de dados foram compostas por um questionário sociodemográfico, um questionário de avaliação da saúde mental inicial e final e um protocolo de avaliação do processo grupal. Foi realizada análise temática dos dados, revelando impactos importantes na saúde mental, em aspectos como sono, ansiedade e rotina, bem como a potencialidade do grupo para acolher o sofrimento psíquico. Diversas estratégias potencializaram a escuta em contexto on-line, bem como fortaleceram o vínculo grupal e as redes de apoio dos participantes. Conclui-se pela necessidade de aperfeiçoar estratégias de atendimento grupal para situações de urgência e emergência e para contextos online.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciana Gonçalves Farinha, Universidade Federal de Uberlândia - UFG

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiás, Brasil. Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais

Rafaella Andrade Vivenzio, Universidade de São Paulo - USP

Mestranda em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da  (USP), São Paulo, Brasil. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), São Paulo.

Tatiana Benevides Magalhães Braga, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil. Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais.

Referências

ALBUQUERQUE, Flávia Michelle P.; SCHONS, Jocelene Francine; SANTOS, Paula Roberta da Silva. Grupos terapêuticos com profissionais da saúde durante a pandemia da covid-19: relato de experiência. Archives of Health, São José dos Pinhais, v. 2, n. 3, p. 377-386, 2021. DOI: https://doi.org/10.46919/archv2n3-015

AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 2423-2446, 2020.

BARDIN, Laurence. Analise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.

BRASIL. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19). Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20 n%C2%BA%20356-20-MS.htm. Acesso em: 3 abr. 2023.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, Washington, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

BROOKS, Samantha K.; WEBSTER, Rebecca K.; SMITH, Louise E.; WOODLAND, Lisa; WESSELY, Simon; GREENBERG, Neil; RUBIN, Gideon James. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, London, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8

BRUST, Renata Elisa Feitosa; BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães; FARINHA, Marciana Gonçalves. Everyday problems, population perceptions and medicalization. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 1-16, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.28869. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28869

CASANOVA, Marco. Pontes sobre o nada: narrativas do sofrimento e transformação existencial. Revista Natureza Humana, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 130-149, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/2175-2834-v21n2-391

COELHO, Akeni Lobo; MORAIS, Indyara de Araujo; ROSA, Weverton Vieira da Silva. A utilização de tecnologias da informação em saúde para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 no Brasil. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, DF, v. 9, n. 3, p. 183-199, 2020. DOI: https://doi.org/10.17566/ciads.v9i3.709

COSTA, Simone Teles da Silva; SANTOS, Gleiber Couto. Interações interpessoais empatia e aceitação: uma revisão de literatura sobre contexto organizacional. Empathetic interpersonal interactions and acceptance: a review of literature in an organizational context. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 7, p. 73176- 73197, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-476

CUNHA, Carlos Eduardo Ximenes; MOREIRA, Marina Maria Gonzaga; CASTRO, Laís Rytholz; OLIVEIRA, Letícia Brandão Barbosa; CARVALHO, Aline dos Santos; SOUZA, Allan Maia Andrade; RIBEIRO, Marina Viegas Moura Rezende. Isolamento social e ansiedade durante a pandemia da covid-19: uma análise psicossocial. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, p. 9022-9032, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-409

DONIDA, Giovana Cristina Chirinéia; PAVONI, Rafaella Ferrari; SANGALETTE, Beatriz Sobrinho; TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi; TOLEDO, Gustavo Lopes. Impacto do distanciamento social na saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, p. 9201-9218, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-422

ESTRELA, Fernanda Matheus; SILVA, Andrey Ferreira; OLIVEIRA, Ana Carla Barbosa; MAGALHÃES, Júlia Renata Fernandes; SOARES, Caroline Fernandes Soares; PEIXOTO, Thais Moreira; OLIVEIRA, Milena Arão da Silva. Enfrentamento do luto por perda familiar pela covid-19: estratégias de curto e longo prazo. Persona y Bioética, Bogotá, v. 25, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.5294/pebi.2021.25.1.3

FARINHA, Marciana Gonçalves; CENTURION, Neftali Beatriz; BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães; STEFANINI, Jaqueline Rodrigues. Rodas de conversa com universitários: prevenção e promoção de saúde. Revista do NUFEN, Belém, v. 11, n. 2, p. 19-38, ago. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2175-25912019000200003&lng=pt &nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2023.

GUIMARÃES, Julietty Pinto Diniz; RODRIGUES, Fabiana Alves; DIAS, Adriana Keila; GUIMARÃES, Ana Paula Martins; COUTO, Giullia Bianca Ferraciolli; PEREIRA, Reobbe Aguiar; MARKUS, Glaucya Wanderley Santos; SANTOS, Juliane Marcelino. Covid-19: impactos ocasionados na saúde mental em estudantes do ensino superior brasileiro. Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 9, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17385

LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios-conceitos fundamentais em neurociência. 2. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. LI, Wen; YANG, Yuan; LIU, Zi-Han; ZHAO, YanJie; ZHANG, Qinge; ZHANG, Ling; CHEUNG, Teris; XIANG, Yu-Tao. Progression of mental health services during the covid-19 outbreak in China. International Journal of Biological Sciences, Macau, v. 16, n. 10, p. 1732-1738, 2020. DOI: https://doi.org/10.7150/ijbs.45120

LUI, Lizandro; ALBERT, Carla Estefania; SANTOS, Rodrigo Marques; VIEIRA, Luan da Cruz. Disparidades e heterogeneidades das medidas adotadas pelos municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-13, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00319

MARCHINI, Daniela Maria Feltrin; CARDOSO, Rogério; OSWALDO, Yeda; PIRES, Sílvio Roberto Ignácio et al. Análise de estresse e qualidade de vida em alunos universitários. Revista de Administração Unimep, Piracicaba, v. 17, n. 3, p. 141-164, 2019.

MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 23. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.

MUNHOZ, Paula Gulart; BORGES, Gustavo da Rosa; BEURON, Thiago Antônio; PETRY, Jonas Fernando. A influência da ansiedade na compulsão alimentar e na obesidade de universitários. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 21-44, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.14834

QUIROZ, Gregprop J. P. O equilíbrio do temperamento através da música. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.

RASERA, Emerson Fernando; JAPUR, Marisa. Grupo como construção social: aproximação entre o construcionismo social e a terapia de grupo. São Paulo: Vetor, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300005

RIBEIRO, Wanderson Alves; FASSARELLA, Bruna Porath Azevedo; NEVES, Keila do Carmo; CONCEIÇÃO, Lilian Laine; EVANGELISTA, Denilson da Silva; BARROS, Leonardo Michel Corrêa; REZENDE, George de Souza; VIRGENS, Thiago Moreira; CUNHA, Vinícius Santos Braz; ALCOFORADO, Greyce Kelly Souza Motta; TAVARES, Jeane Marques Cunha. Desafios do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em tempos de pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura. RECIMA21: Revista Científica Multidisciplinar, Jundiai, v. 2, n. 6, 2021. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495

ROSSET, Solange Maria. 123 técnicas de psicoterapia relacional sistêmica. 2013. SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169

SOUSA, Ildenir Nascimento; SANTOS, Fernanda Campos; ANTONIETTI, Camila Cristine. Fatores desencadeantes da violência contra a mulher na pandemia covid-19: revisão integrativa. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, Valparaíso de Goiás, v. 10, n. 1, p. 51-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v10.n1.p51a60

TEIXEIRA, Vanina Papini Góes; TAVARES, Luiz Raphael de Melo; BARBOSA, Sheilla Alencar Bezerra Ferraz. O impacto na saúde mental de universitários de Alagoas decorrente da pandemia do COVID-19. Conjecturas, Caxias do Sul, v. 21, n. 3, p. 681-691, 2021. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-140-230

VIANA, Victor; ARAUJO, Maria; ROCHA, Vânia; PEREIRA; Luís. Impacto e adaptação psicológica ao covid. 19: um estudo qualitativo. Psicologia, Saúde & Doença, Lisboa, v. 22, n. 1, p. 326- 337, 2021. DOI: https://doi.org/10.15309/21psd220201

VIEIRA, Angelim Stéphanie Marques Alves; VALLADARES-TORRES, Ana Cláudia Afonso. O desenho ‘metáfora da chuva’ como instrumento de comunicação terapêutica da problemática drogadição. Revista Científica Arteterapia Cores da Vida, Goiânia v. 26, n. 1, p. 48-57, 2019.

VIVENZIO, Rafaella Andrade; AMORIM, Ana Elisa Reis; SOUSA, Johnatan Martins; FARINHA, Marciana Gonçalves. Grupo terapêutico on-line: dispositivo de cuidado para saúde mental de universitários em tempos de pandemia. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 71-79, jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.5

WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Geneva: WHO 2020. Disponível em: https://www.who. int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 3 abr. 2023.

YALOM, Irvin D.; LESZCZ, Molyn. Psicoterapia de grupo: teoria e prática. 5. ed. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. Burlington: Jones & Bartlett, 2006. YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Editora Ágora, 1996.

Downloads

Publicado

01.12.2023

Como Citar

FARINHA, Marciana Gonçalves; VIVENZIO, Rafaella Andrade; BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães. A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários: contexto pandêmico e repercussões. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 87–98, 2023. DOI: 10.5433/1679-0383.2023v44n1p87. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/48401. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê