A tecnologia grupal na saúde mental de estudantes universitários: contexto pandêmico e repercussões
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2023v44n1p87Palabras clave:
Saúde mental, COVID-19, Grupos, Emergências, Suporte emocionalResumen
A pandemia de COVID-19 impactou os pilares políticos, econômicos, sanitários e culturais da sociedade, exigindo estratégias de adaptação à doença, entre elas o cuidado aos impactos psicológicos emergidos neste cenário. Este estudo consistiu em uma pesquisa interventiva qualitativa, com foco em estudantes universitários, que analisou a implementação e os resultados de uma intervenção grupal, bem como os efeitos da pandemia na saúde mental. Participaram 20 universitários e três mediadoras vinculadas ao curso de Psicologia e foram realizados sete encontros semanais de uma hora e trinta minutos cada. As fontes de dados foram compostas por um questionário sociodemográfico, um questionário de avaliação da saúde mental inicial e final e um protocolo de avaliação do processo grupal. Foi realizada análise temática dos dados, revelando impactos importantes na saúde mental, em aspectos como sono, ansiedade e rotina, bem como a potencialidade do grupo para acolher o sofrimento psíquico. Diversas estratégias potencializaram a escuta em contexto on-line, bem como fortaleceram o vínculo grupal e as redes de apoio dos participantes. Conclui-se pela necessidade de aperfeiçoar estratégias de atendimento grupal para situações de urgência e emergência e para contextos online.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, Flávia Michelle P.; SCHONS, Jocelene Francine; SANTOS, Paula Roberta da Silva. Grupos terapêuticos com profissionais da saúde durante a pandemia da covid-19: relato de experiência. Archives of Health, São José dos Pinhais, v. 2, n. 3, p. 377-386, 2021. DOI: https://doi.org/10.46919/archv2n3-015
AQUINO, Estela M. L. et al. Medidas de distanciamento social no controle da pandemia de COVID-19: potenciais impactos e desafios no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 2423-2446, 2020.
BARDIN, Laurence. Analise de Conteúdo. São Paulo: Ed. Revista e Ampliada, 2011.
BRASIL. Portaria nº 356, de 11 de março de 2020. Dispõe sobre a regulamentação e operacionalização do disposto na Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, que estabelece as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (covid-19). Brasília, DF: Presidência da República, 2020. Disponível em: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20 n%C2%BA%20356-20-MS.htm. Acesso em: 3 abr. 2023.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, Washington, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. DOI: https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa
BROOKS, Samantha K.; WEBSTER, Rebecca K.; SMITH, Louise E.; WOODLAND, Lisa; WESSELY, Simon; GREENBERG, Neil; RUBIN, Gideon James. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: rapid review of the evidence. The Lancet, London, v. 395, n. 10227, p. 912-920, 2020. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30460-8
BRUST, Renata Elisa Feitosa; BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães; FARINHA, Marciana Gonçalves. Everyday problems, population perceptions and medicalization. Research, Society and Development, São Paulo, v. 11, n. 6, p. 1-16, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.28869. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28869
CASANOVA, Marco. Pontes sobre o nada: narrativas do sofrimento e transformação existencial. Revista Natureza Humana, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 130-149, 2019. DOI: https://doi.org/10.17648/2175-2834-v21n2-391
COELHO, Akeni Lobo; MORAIS, Indyara de Araujo; ROSA, Weverton Vieira da Silva. A utilização de tecnologias da informação em saúde para o enfrentamento da pandemia do Covid-19 no Brasil. Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário, Brasília, DF, v. 9, n. 3, p. 183-199, 2020. DOI: https://doi.org/10.17566/ciads.v9i3.709
COSTA, Simone Teles da Silva; SANTOS, Gleiber Couto. Interações interpessoais empatia e aceitação: uma revisão de literatura sobre contexto organizacional. Empathetic interpersonal interactions and acceptance: a review of literature in an organizational context. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 7, p. 73176- 73197, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-476
CUNHA, Carlos Eduardo Ximenes; MOREIRA, Marina Maria Gonzaga; CASTRO, Laís Rytholz; OLIVEIRA, Letícia Brandão Barbosa; CARVALHO, Aline dos Santos; SOUZA, Allan Maia Andrade; RIBEIRO, Marina Viegas Moura Rezende. Isolamento social e ansiedade durante a pandemia da covid-19: uma análise psicossocial. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, p. 9022-9032, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-409
DONIDA, Giovana Cristina Chirinéia; PAVONI, Rafaella Ferrari; SANGALETTE, Beatriz Sobrinho; TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi; TOLEDO, Gustavo Lopes. Impacto do distanciamento social na saúde mental em tempos de pandemia da COVID-19. Brazilian Journal of Health Review, São José dos Pinhais, v. 4, n. 2, p. 9201-9218, 2021. DOI: https://doi.org/10.34119/bjhrv4n2-422
ESTRELA, Fernanda Matheus; SILVA, Andrey Ferreira; OLIVEIRA, Ana Carla Barbosa; MAGALHÃES, Júlia Renata Fernandes; SOARES, Caroline Fernandes Soares; PEIXOTO, Thais Moreira; OLIVEIRA, Milena Arão da Silva. Enfrentamento do luto por perda familiar pela covid-19: estratégias de curto e longo prazo. Persona y Bioética, Bogotá, v. 25, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.5294/pebi.2021.25.1.3
FARINHA, Marciana Gonçalves; CENTURION, Neftali Beatriz; BRAGA, Tatiana Benevides Magalhães; STEFANINI, Jaqueline Rodrigues. Rodas de conversa com universitários: prevenção e promoção de saúde. Revista do NUFEN, Belém, v. 11, n. 2, p. 19-38, ago. 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S2175-25912019000200003&lng=pt &nrm=iso. Acesso em: 13 mar. 2023.
GUIMARÃES, Julietty Pinto Diniz; RODRIGUES, Fabiana Alves; DIAS, Adriana Keila; GUIMARÃES, Ana Paula Martins; COUTO, Giullia Bianca Ferraciolli; PEREIRA, Reobbe Aguiar; MARKUS, Glaucya Wanderley Santos; SANTOS, Juliane Marcelino. Covid-19: impactos ocasionados na saúde mental em estudantes do ensino superior brasileiro. Research, Society and Development, São Paulo, v. 10, n. 9, p. 1-12, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17385
LENT, Roberto. Cem bilhões de neurônios-conceitos fundamentais em neurociência. 2. ed. São Paulo: Editora Atheneu, 2010. LI, Wen; YANG, Yuan; LIU, Zi-Han; ZHAO, YanJie; ZHANG, Qinge; ZHANG, Ling; CHEUNG, Teris; XIANG, Yu-Tao. Progression of mental health services during the covid-19 outbreak in China. International Journal of Biological Sciences, Macau, v. 16, n. 10, p. 1732-1738, 2020. DOI: https://doi.org/10.7150/ijbs.45120
LUI, Lizandro; ALBERT, Carla Estefania; SANTOS, Rodrigo Marques; VIEIRA, Luan da Cruz. Disparidades e heterogeneidades das medidas adotadas pelos municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de COVID-19. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 19, p. 1-13, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00319
MARCHINI, Daniela Maria Feltrin; CARDOSO, Rogério; OSWALDO, Yeda; PIRES, Sílvio Roberto Ignácio et al. Análise de estresse e qualidade de vida em alunos universitários. Revista de Administração Unimep, Piracicaba, v. 17, n. 3, p. 141-164, 2019.
MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal: treinamento em grupo. 23. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2015.
MUNHOZ, Paula Gulart; BORGES, Gustavo da Rosa; BEURON, Thiago Antônio; PETRY, Jonas Fernando. A influência da ansiedade na compulsão alimentar e na obesidade de universitários. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 21-44, 2021. DOI: https://doi.org/10.5585/rgss.v10i1.14834
QUIROZ, Gregprop J. P. O equilíbrio do temperamento através da música. São Paulo: Editora Cultrix, 1997.
RASERA, Emerson Fernando; JAPUR, Marisa. Grupo como construção social: aproximação entre o construcionismo social e a terapia de grupo. São Paulo: Vetor, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2004000300005
RIBEIRO, Wanderson Alves; FASSARELLA, Bruna Porath Azevedo; NEVES, Keila do Carmo; CONCEIÇÃO, Lilian Laine; EVANGELISTA, Denilson da Silva; BARROS, Leonardo Michel Corrêa; REZENDE, George de Souza; VIRGENS, Thiago Moreira; CUNHA, Vinícius Santos Braz; ALCOFORADO, Greyce Kelly Souza Motta; TAVARES, Jeane Marques Cunha. Desafios do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior em tempos de pandemia da COVID-19: uma revisão de literatura. RECIMA21: Revista Científica Multidisciplinar, Jundiai, v. 2, n. 6, 2021. DOI: https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.495
ROSSET, Solange Maria. 123 técnicas de psicoterapia relacional sistêmica. 2013. SOUSA, Galdino Rodrigues; BORGES, Eliane Medeiros; COLPAS, Ricardo Ducatti. Em defesa das tecnologias de informação e comunicação na educação básica: diálogos em tempos de pandemia. Plurais Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n1.146-169
SOUSA, Ildenir Nascimento; SANTOS, Fernanda Campos; ANTONIETTI, Camila Cristine. Fatores desencadeantes da violência contra a mulher na pandemia covid-19: revisão integrativa. Revista de Divulgação Científica Sena Aires, Valparaíso de Goiás, v. 10, n. 1, p. 51-60, 2021. DOI: https://doi.org/10.36239/revisa.v10.n1.p51a60
TEIXEIRA, Vanina Papini Góes; TAVARES, Luiz Raphael de Melo; BARBOSA, Sheilla Alencar Bezerra Ferraz. O impacto na saúde mental de universitários de Alagoas decorrente da pandemia do COVID-19. Conjecturas, Caxias do Sul, v. 21, n. 3, p. 681-691, 2021. DOI: https://doi.org/10.53660/CONJ-140-230
VIANA, Victor; ARAUJO, Maria; ROCHA, Vânia; PEREIRA; Luís. Impacto e adaptação psicológica ao covid. 19: um estudo qualitativo. Psicologia, Saúde & Doença, Lisboa, v. 22, n. 1, p. 326- 337, 2021. DOI: https://doi.org/10.15309/21psd220201
VIEIRA, Angelim Stéphanie Marques Alves; VALLADARES-TORRES, Ana Cláudia Afonso. O desenho ‘metáfora da chuva’ como instrumento de comunicação terapêutica da problemática drogadição. Revista Científica Arteterapia Cores da Vida, Goiânia v. 26, n. 1, p. 48-57, 2019.
VIVENZIO, Rafaella Andrade; AMORIM, Ana Elisa Reis; SOUSA, Johnatan Martins; FARINHA, Marciana Gonçalves. Grupo terapêutico on-line: dispositivo de cuidado para saúde mental de universitários em tempos de pandemia. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 71-79, jun. 2022. DOI: https://doi.org/10.36517/10.36517/revpsiufc.13.2.2022.5
WHO - WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) outbreak. Geneva: WHO 2020. Disponível em: https://www.who. int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019. Acesso em: 3 abr. 2023.
YALOM, Irvin D.; LESZCZ, Molyn. Psicoterapia de grupo: teoria e prática. 5. ed. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. Burlington: Jones & Bartlett, 2006. YOZO, Ronaldo Yudi K. 100 jogos para grupos: uma abordagem psicodramática para empresas, escolas e clínicas. São Paulo: Editora Ágora, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Semina: Ciências Sociais e Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.