A produção do conhecimento no curso de Pedagogia da UEL: um estudo de seu entendimento por professores e alunos e as ações práticas correspondentes
Palavras-chave:
Produção do conhecimento, Formação de professores, Curso de pedagogia, Identidade do pedagogoResumo
O estudo procurou evidenciar; através da Metodologia da Problematização, o entendimento que professores e alunos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina têm sobre produção do conhecimento e a respectiva relação com a formação do professor. O resultado obtido após a análise dos questionários e à luz dos documentos institucionais, literatura pedagógica e outros referenciais pertinentes, traz indicações sobre a necessidade de redimensionamento das concepções e práticas investigadas. As hipóteses de solução propostas no estudo indicam a necessidade de buscar pela identidade do pedagogo a partir de seu papel na produção do conhecimento, evidenciando as iniciativas e alternativas dessa produção em permanente avaliação do projeto pedagógico do Curso. Algumas formas de aplicação do estudo à realidade, também são indicadas.Downloads
Referências
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Petrópolis: Vozes, 1993.
BERBEL, N.A.N. Aspectos metodológicos do ensino como produção do conhecimento. Santa Maria, 1995, p.1-13 (Palestra proferida no 2º. Simpósio Brasileiro sobre O Ensino de Solos. Promovido por Sociedade Brasileira de Ciências do Solo e Universidade Federal de Santa Maria).
BERBEL, N.A.N. Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o ensino superior. Semina: Ci. Soc./Hum. Londrina. v. 16, n.2. Ed. Especial.
BERBEL, N.A.N. Metodologia do ensino superior: realidade e significado. Campinas: Papirus. 1994.
BICUDO, M.A.V. e outros. Pensando a pós-graduação em educação. Piracicaba: Unimep, 1993.
BRZEZINSKI, I. Tendências na formação do professor. Londrina: UEL. 1995, p.1-12. Palestra proferida na Universidade Estadual de Londrina em 22.05.95.
BUENO, Fa.S. Minidicionário da língua portuguesa. São Paulo. Lisa, 1991.
DIAS-DA-SILVA, M.H.G.F. Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n. 89, p.39-47, maio 1994.
FALCÃO FILHO, J. L. As licenciaturas e o curso de Pedagogia: caminhos e descaminhos. Cad. Educ., Belo Horizonte, v.1. n.1, p.7-14. maio 1994.
GALLO, S. Educação anarquista: um paradigma para hoje. Piracicaba: Unimep.1995.
GATTI, B.A. A identidade do pedagogo. Educ. & Comp., Teresina. v.5, n.1/2, jan./dez. 1993.
GUIMARÃES, S.E.R.; FERREIRA, E.E.B. Integração entre as disciplinas pedagógicas nos cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Semina: Ci. Soc./Hum., Londrina. v.16, n.2. p.49-57. out. 1995. Edição Especial.
HESSEN, J. Teoria do conhecimento. Coimbra : Armênio Amado. 1987.
LOIOLA, F.A. Articulação pesquisa e ensino em sala de aula. Um desafio para o saber e a prática docente universitária. In: REUNIÃO ANUAL ANPEd, 16, 1993, Caxambu. Anais ... Caxambu: ANPEd, 1993. p.1-10.
LOUREIRO, M.C.S. Formação do professor e qualidade do ensino. Interação, Goiânia, v.16, n.1/2, p.1-15, jan./dez. 1992.
MEDIOCRIDADE: o pacto continua ... Boletim da Pedagogia. Faculdade de Educação, Unicamp. Campinas, n.4, p.1-3, set. 1992. Editorial.
OGIBA, S.M.M. O campo discursivo da docência. Dispositivos disciplinares. In. REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 18,1995, Caxambú. Anais... Caxambú: ANPEd, 1995. p.1-4.
OLIVEIRA. C.C. Problema e delineamento metodológico para pesquisa. Londrina, 1995. Trabalho apresentado à disciplina de Métodos de Pesquisa Qualitativa, do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina.
PAOLI, N.J. Elementos para uma proposta de padrão de trabalho em nível de graduação: ensino com pesquisa. Campinas, [s.n., 19--], mimeografado.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Construindo a escola cidadã. Curitiba: a Secretaria, 1992b.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Departamento do Ensino de 2º. grau. Proposta curricular do curso de Magistério. Curitiba: a Secretaria. 1992a (Série Cadernos do Ensino de 2º. grau, n.3).
PAVlANI, J. Problemas de Filosofia da Educação. Petrópolis: Vazes, 1988.
PENA, M.D.J. Formação de professores em serviço a partir de um novo enfoque de avaliação de aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd. 18. 1995, Caxambú. Anais ... Caxambú. ANPEd, 1995. p.1-4.
PINO, A. Ensinar-aprender em situação escolar: perspectiva socio-histórica. Campinas: UNICAMP, [19--], mimeografado.
PINTO, N.,B.; RIVAS, N.P.P. Uma nova didática para repensar a prática docente: projeto de formação continuada para o professor de ensino básico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 18. 1995, Caxambú. Anais ... Caxambú. ANPEd, 1995. p.1-4.
SAAD, AAC.; NEVES, I.D.; FONSECA, M.T.L: et aI. A didática e a prática de ensino no curso de pedagogia da faculdade de Educação da UFG Inter-ação, Goiânia, v.16, n.ll2, p.17-33, jan./dez. 1992.
SANTOS FILHO, J.C. Articulação entre os domínios da formação inicial do professor de 1º. E 2º. graus. Didática , São Paulo, 24: 69-78, 1988.
SILVA, R.C. Educação: a outra qualidade. Piracicaba: Unimep, 1995.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Currículo do Curso de Pedagogia da UEL Londrina: UEL, 1991 , p.1-17.
VEIGA, I.P.A.; CARVALHO, M.H.S.O. A formação de profissionais da educação. Cadernos Educação Básica, Brasília, v.3, p.43-53, 1994,. (Série Institucional).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.