Intersecções históricas em A ilustre casa de Ramires: o romance e a revista
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2021v42n1p77Palavras-chave:
História, Modernidade, Imperialismo, Século XIX, Eça de QueirósResumo
A valorização de Portugal proposta por Eça de Queirós ao publicar o romance A ilustre casa de Ramires nas páginas da Revista Moderna é o enfoque desta pesquisa. Ao analisarmos o romance dentro da revista, podemos também perceber que existem perspectivas históricas que se complementam e se distanciam. À medida que observamos a oposição entre as personagens principais deste romance, também podemos compreender as diferenças entre o passado e o presente de Portugal na visão queirosiana. Ao escrever um romance histórico, dentro de um romance histórico, talvez, Eça queira mostrar a Portugal do final do século XIX que ficar preso ao passado, enaltecendo uma glória que jamais ressurgirá, não poderia ajudar seu país a se reconstruir. Para Eça, se faz necessário que homens olhem para o passado, na intenção de construir uma nova História e sim, que decidam através dessa construção, mudar o presente e projetar um futuro melhor.Downloads
Referências
DAVID, S. N. O século de Silvestre da Silva: estudos queirosianos. Rio de Janiero: 7 letras, 2007.
HOBSBAWN, E. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2003.
LE GOFF, J. História e memória. Tradução: Bernardo Leitão et al. Campinas: Ed. Unicamp, 1990. (Coleção Repertórios)
NUZZI, C. M. Análise comparativa de duas versões de Ilustre casa de Ramires de Queiroz. Porto: Lello & Irmãos, 1976.
QUEIROZ, E. Correspondências. Porto: Lello & Irmãos, 1945.
QUEIROZ, E. Notas contemporâneas, Porto: Lello & Irmãos, 1951.
QUEIROZ, E. Os Maias. São Paulo: Ateliê-Editorial, 2001.
RAMOS, R. A segunda fundação. In: MATTOSO, José (dir.). História de Portugal. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 2001. v.6
REIS. C. (org.). Textos de Imprensa V: edição crítica das obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2005.
SOLER, E. L. (ed). A ilustre casa de Ramires: edição crítica das obras de Eça de Queirós. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.