Identificação e caracterização dos stakeholders do ramo alimentício: um estudo de caso na cidade de Cascavel - PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2020v41n2p189

Palavras-chave:

Stakeholders, Teoria dos Stakeholders, Restaurantes.

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar e classificar os stakeholders mais relevantes do ramo de restaurantes na cidade de Cascavel - PR. A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa, caracterizada através dos procedimentos como estudo de caso e quanto aos objetivos como descritiva. Aplicou-se entrevistas semiestruturadas com representantes de três stakeholders da cidade, o sindicato com nome fictício de Sindirestaurantes, o curso de Gastronomia da faculdade com o nome fictício de Educalimentos e um restaurante de porte médio, com o nome fictício de Delícia de Cozinha e Cia Ltda. Identificou-se que os stakeholders do setor alimentício da cidade de Cascavel - PR compreendem os restaurantes, clientes, fornecedores, funcionários, governo, Sindirestaurantes, curso de Gastronomia da faculdade com o nome fictício de Educalimentos, cozinheiros e outros lojistas para aqueles restaurantes que estão localizados em centros comerciais, shoppings e outros lugares em que os restaurantes atraiam clientes para a região. O presente artigo discutiu a aplicação da Teoria dos Stakeholders no ramo de restaurantes e contextualizou entidades que de alguma forma estão relacionadas a este, contribuindo assim para o avanço dessa teoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denize Cavichioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cascavel, Paraná, Brasil. Professora
da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Paraná, Brasil. Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil. 

Keila Priscila dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestrado em Contabilidade pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil. Professora do Centro Universitário Univel, Cascavel, Paraná, Brasil.

Aládio Zanchet, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel, Paraná, Brasil.

Referências

CINTRA, R. F.; VIEIRA; S. F. A.; GONÇALVES, L. P.; COSTA, B. K. Turismo local de Londrina-PR: análise a partir da Teoria do Stakeholder. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, CE, v. 13, n. 2, p. 149-175, 2015.

CINTRA, R. F. Stakeholders e setor turístico brasileiro: uma investigação na cidade de Londrina/PR. 2013. 166 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

COSTA, B. K.; VIEIRA, S. F. A.; BOAVENTURA, J. M. G.; AÑEZ, M. E. M. A influência dos stakeholders na estratégia de órgãos públicos: o caso da diretoria de turismo de Guarulhos/SP. RGO: Revista Gestão Organizacional, Chapecó, SC, v. 5, n. 1, p. 28-41, 2012.

FREEMAN, E. R.; HARRISON, J. S.; WICKS, A. C.; PARMAR, B. L.; DE COLLE, S. Stakeholder theory: the state of the art. New York: Cambridge University Press, 2010.

FREEMAN, E. R. Strategic management: a stakeholder approach. Boston: Pitman Publishing, 1984.

FREEMAN, E. R.; MCVEA, J. A stakeholder approach to strategic management. Oxford: Blackwell Publishing, 2001.

FRIEDMAN, A. L.; MILES, S. Stakeholder: theory and practice. Oxford: University Press, 2006.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1989.

GUIZI, A. A.; SANTOS, A. F. L. dos; WADA, E. K. Hotelaria e Stakeholders: competitividade em eventos corporativos – estudo de caso sobre a rede Bourbon de Hotéis e Resorts. In: SEMINÁRIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO, 11., 2014, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: UECE, 2014. Trab. n. 1458, pdf. 52.

HARRISON, J. S.; BOSSE, D. A. How much is too much? The limits to generous treatment of stakeholders. Business Horizons, Bloomington, Ind., v. 56, n. 3, p. 313-322, 2013.

HARRISON, J. S.; FREEMAN, E. R.; ABREU, M. C. S. de. Stakeholder theory as an ethical approach to effective management: applying the theory to multiple contexts. Review of Business Management, São Paulo, SP, v. 17, n. 55, p. 859-860, 2015.

MITCHELL, R. K.; AGLE, B. R.; WOOD, D. J. Toward a theory of Stakeholder identification and salience: defining the principle of who and what really counts. Academy of Management Review, Ada, Ohio, US, v. 22, n. 4, p. 853-886, Oct. 1997.

RAUPP, F. M. BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. In: BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. p. 76-96.

REED, M. S.; GRAVES, A.; DANDY, N.; POSTHUMUS, H.; HUBACEK, K.; MORRIS, J.; STRINGER, L. C. Who’s in and why? A typology of stakeholder analysis methods for natural resource management. Journal of Environmental Management, v. 90, n. 1, p. 1933-1949, 2009.

RETOLAZA, J. L.; ROQUEÑI, M. R.; SAN JOSE, L. An innovative approach to Stakeholder theory: application in Spanish transnational corporations. Review of Business Management, v. 17, n. 55, p. 1007-1020, 2015.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Downloads

Publicado

31.08.2020

Como Citar

CAVICHIOLI, Denize; SANTOS, Keila Priscila dos; ZANCHET, Aládio. Identificação e caracterização dos stakeholders do ramo alimentício: um estudo de caso na cidade de Cascavel - PR. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 41, n. 2, p. 189–200, 2020. DOI: 10.5433/1679-0383.2020v41n2p189. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/39646. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê