Os enunciados científicos no ensino médio e as práticas para a formação do sujeito-químico

Autores

  • Angélica Cristina Rivelini-Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR http://orcid.org/0000-0003-1050-8003
  • Moisés Alves de Oliveira Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p211

Palavras-chave:

Enunciado. Prática discursiva, Naturalização, Ensino de Ciências

Resumo

O trabalho procura problematizar os processos de naturalização de determinados enunciados químicos e deslocar o olhar, dos saberes químicos, para um conjunto de práticas que regulam a forma como os alunos do Ensino Médio produzem conhecimento químico, para então, entender como os saberes químicos são produzidos por determinados discursos. Como estratégias, a metodologia foi parte constitutiva da representação investigativa e foi composta no próprio caminhar da pesquisa, as técnicas etnográficas foram utilizadas para a coleta e registro de dados. As análises desses dados foram construídas com base na análise do discurso foucaultiano, que permitiu conhecer os processos pelos quais os alunos apropriam os enunciados químicos e os colocam em funcionamento. Os discursos vão incorporados os termos próprios da química, que passam a funcionar em uma nova rede discursiva

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Biografia do Autor

Angélica Cristina Rivelini-Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Esino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Professora Adjunta no Ensino de Química na UTFPR

Moisés Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em química. Professor Adjunto Universidade Estadual de Londrina

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Publicado

08.06.2017

Como Citar

RIVELINI-SILVA, Angélica Cristina; OLIVEIRA, Moisés Alves de. Os enunciados científicos no ensino médio e as práticas para a formação do sujeito-químico. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 211–220, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n2p211. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24408. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre