Identidades em construção na voz de uma professora egressa de letras e suas expectativas de bases de conhecimento do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p127Palavras-chave:
Identidade, Bases de Conhecimento, Análise Crítica do Discurso.Resumo
A partir de subsídios da Análise Crítica do Discurso e da Linguística Sistêmico Funcional, neste artigo temos o objetivo de analisar o modo como uma professora de língua inglesa percebe suas bases de conhecimento adquiridas no Curso de Letras, bem como o conhecimento ideal e idealizado que julga necessário ao professor da área. Ao mesmo tempo em que analisamos o modo como sua identidade de professora de língua inglesa se constitui por meio de seu discurso. Com este trabalho, pretendemos contribuir para a área de formação de professores de línguas, mais especificamente para a área das pesquisas que tratam da identidade do professor de língua estrangeira. Para isso, apoiamos nossa pesquisa nos pressupostos teóricos subjacentes à análise realizada, retomando as definições tanto de identidade, como das bases de conhecimento do professor e os procedimentos de análise de discurso, postulados primordialmente pela Análise Crítica do Discurso e pela Linguística Sistêmico Funcional. Os estudos apontam para uma representação negativa e um descontentamento quanto a sua formação inicial, sobretudo pela ineficácia no ensino da língua em que atuariam como professores.
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