Identidades em construção na voz de uma professora egressa de letras e suas expectativas de bases de conhecimento do professor
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n2p127Palabras clave:
Identidade, Bases de Conhecimento, Análise Crítica do Discurso.Resumen
A partir de subsídios da Análise Crítica do Discurso e da Linguística Sistêmico Funcional, neste artigo temos o objetivo de analisar o modo como uma professora de língua inglesa percebe suas bases de conhecimento adquiridas no Curso de Letras, bem como o conhecimento ideal e idealizado que julga necessário ao professor da área. Ao mesmo tempo em que analisamos o modo como sua identidade de professora de língua inglesa se constitui por meio de seu discurso. Com este trabalho, pretendemos contribuir para a área de formação de professores de línguas, mais especificamente para a área das pesquisas que tratam da identidade do professor de língua estrangeira. Para isso, apoiamos nossa pesquisa nos pressupostos teóricos subjacentes à análise realizada, retomando as definições tanto de identidade, como das bases de conhecimento do professor e os procedimentos de análise de discurso, postulados primordialmente pela Análise Crítica do Discurso e pela Linguística Sistêmico Funcional. Os estudos apontam para uma representação negativa e um descontentamento quanto a sua formação inicial, sobretudo pela ineficácia no ensino da língua em que atuariam como professores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.