Da colônia à primeira republica: um balanço das idéias pedagógicas no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.1992v13n3p195Palabras clave:
Educação, Idéias pedagógicas, CoIônia, Primeira Republica, Anarquistas, Comunistas.Resumen
A análise das idéias pedagógicas, desde a Colônia até a Primeira República, evidencia que política e economia se articularam no sentido de direcionar a educação. Evidencia, também, que, no universo pedagógico, surgiram propostas apontando caminhos que visavam livrar a educação formal da opressão. pesquisa desenvolvida demonstrou que existiam dois projetos educacionais antagônicos na vigência da Primeira República. Um oficial influenciado pelas idéias pedagógicas dos jesuítas, e outro proposto pelos socialistas -anarquistas e comunistas -, que pretendia responder As exigências de um momento histórico no qual as relações de trabalho passavam por uma profunda transformação. Ambos foram superados por um terceiro projeto da Escola Nova que invadiu o espaço pedagógico com um ideário importado da Europa e dos Estados Unidos, e possibilitou que uma classe que se via ameaçada -burguesia -se reconstituísse e continuasse a exercer a hegemonia.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.