A contadora de estórias de Curitiba: narração, velhice e a performance no trabalho de Efigênia Rolim

Autores/as

  • Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Dantas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2009v30n1p71

Palabras clave:

Efigênia Rolim, Narração, Velhice, Performance.

Resumen

Este texto tem como intuito pensar, sob olhares distintos, o trabalho de Efigênia Rolim, que, com setenta e sete anos, cria objetos e estórias a partir de sucatas. Para tanto, recorremos à teorias literárias, à teorias sociológicas e ao conceito de performance. O conceito de performance, advindo das artes cênicas, auxilia na compreensão e na possibilidade de classificação da criação da artista. Ampliando a discussão sobre a interface entre as transformações da velhice e do narrador tradicional (que se encontra em BELMAIA; DANTAS, 2007), abordaremos aspectos da narração e experiência (como definidos por W. Benjamin) vinculados a história da literatura oral do Brasil. Com o auxílio de teorias sociológicas, procuramos esboçar como a cultura do século XX marginalizou o velho, o destituiu do papel de narrador e o tornou um consumidor passivo. Por fim, situamos, na contramão das atuais correntes, a singularidade do trabalho de Efigênia Rolim, que pode se constituir na prova de que o narrador tradicional não desapareceu e que ainda pode ser um agente de transformação e construção de novos horizontes culturais.

Biografía del autor/a

Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina desenvolveu sua pesquisa de Iniciação Científica vincula­da ao projeto “Infame: casos de singularidade e histórica”, com o apoio do CNPq.

Marta Dantas, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora do Departamento de Arte Visual e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

2009-06-29

Cómo citar

BELMAIA, Nathany Andrea Wagenheimer; DANTAS, Marta. A contadora de estórias de Curitiba: narração, velhice e a performance no trabalho de Efigênia Rolim. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 71–81, 2009. DOI: 10.5433/1679-0383.2009v30n1p71. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/7717. Acesso em: 29 jun. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre