Arte, brincadeira e transfiguração: análise de uma produção singular

Autores

  • Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Dantas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n1p77

Palavras-chave:

Brinquedo, Brinquedo artesanal, Arte bruta, Arte Naïf, Transfiguração.

Resumo

As manifestações artísticas que comumente vemos são advindas de técnicas que vêm sendo transmitidas há centenas de anos. São poucos os que se esforçam por fazer algo inovador. Aqueles que se aventuram em uma criação original, podem encontrar dificuldade de aceitação de sua obra, ou, quando não raro, permanecer no anonimato. Este artigo visa a apresentar o resultado da pesquisa vinculada ao projeto “Infames, casos de singularidade histórica”. Esse projeto teve como intuito procurar produções singulares, dar espaço e voz a sujeitos que muitas vezes se quer tornam-se conhecidos. Em um trabalho de campo realizado em Londrina-PR, encontramos a obra de Douglas, que aqui foi analisada. Ele é um garoto que com quinze anos desenvolveu seu próprio método para fazer miniaturas tridimensionais em papel alumínio.

 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nathany Andrea Wagenheimer Belmaia, Universidade Estadual de Londrina

 

Bacharel em Ciências Sociais pela UEL.

Marta Dantas, Universidade Estadual de Londrina

 

Mestre em História e Doutora em Sociologia pela UNESP, coordenadora do curso de especialização “História e Teorias da Arte: Modernidade e Pós-Modernidade”, docente de História da Arte do Departamento de Arte Visual da UEL e do Pprograma de Mestrado em Letras da UEL.

Downloads

Publicado

22.06.2006

Como Citar

BELMAIA, N. A. W.; DANTAS, M. Arte, brincadeira e transfiguração: análise de uma produção singular. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 77–89, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n1p77. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3790. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre