Sechiisland: arte e cotidiano de uma ilha imaginária

Autores

  • Rodrigo Emanoel Fernandes Universidade Estadual de Londrina
  • Marta Dantas Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2008v29n1p23

Palavras-chave:

Arte Postal, Sechiisland, Cotidiano Alternativo, Artes Plásticas, País Imaginário, Poesia Visual.

Resumo

 

O artista plástico José Roberto Sechi tornou-se uma figura representativa no cenário da rede internacional de Arte Postal (Mail Art), na qual artistas do mundo todo utilizam o sistema dos correios como suporte para criação e distribuição artística. De seu trabalho como artista postal e de seu desejo de (re)construir sua identidade enquanto artista e ser humano, Sechi pouco a pouco transformou sua casa, localizada num bairro carente da cidade Rio Claro-SP, num centro cultural alternativo, com um significativo acervo de obras catalogadas, espaço para exposições de artistas inseridos nos movimentos experimentais contemporâneos, biblioteca de referência e espaço para encontros. Batizando sua criação de Sechiisland (Ilha Sechi), o artista a define como uma ilha imaginária, que tornou-se uma referência – tão ou mais importante que uma instituição oficializada – para um enorme número de artistas postais do mundo todo. No presente artigo, pretendemos realizar uma primeira aproximação/leitura desse espaço, com o objetivo de evidenciar um processo deliberado de criação de um cotidiano alternativo, entendendo a Sechiisland como uma imagem poética passível de ser lida e apropriada como uma obra de arte em processo, em seu aspecto físico e concreto e/ou em sua representatividade virtual.

Biografia do Autor

Rodrigo Emanoel Fernandes, Universidade Estadual de Londrina

Aluno do 3º ano do curso de Artes Cênicas da UEL, bolsista do PROIC/UEL.

 

Marta Dantas, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora de História e Teorias da Arte do Departamento de Arte Visual e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UEL.

Downloads

Publicado

29.06.2008

Como Citar

FERNANDES, Rodrigo Emanoel; DANTAS, Marta. Sechiisland: arte e cotidiano de uma ilha imaginária. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 29, n. 1, p. 23–50, 2008. DOI: 10.5433/1679-0383.2008v29n1p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/5476. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre