Juegos, sociedad y aprendizaje: el desarrollo de "República em jogo digital" para la II Olimpíada de Sociología del Estado de Río de Janeiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p271

Palabras clave:

República em Jogo Digital, Olimpíadas de Conhecimento, Jogos Educativos, Ensino de Sociologia, Metodologias Ativas de Aprendizagem

Resumen

Este artículo presenta la trayectoria de desarrollo del juego educativo, en formato electrónico, "República en Juego Digital", resultado de un proyecto de innovación desarrollado por el IFRJ Campus Engenheiro Paulo de Frontin, para componer las actividades de la II Olimpiada de Sociología del Estado de Río de Janeiro, realizada en 2023. Buscando promover metodologías activas de aprendizaje, el juego fue concebido para ser un material didáctico que auxilia en el proceso de enseñanza y aprendizaje de temas sobre ciudadanía, democracia y participación política previstos en los currículos de Sociología y asignaturas afines, como Geografía e Historia, en la educación básica. Además del aporte académico al evento mencionado y a las clases de educación básica, el trabajo destaca por la posibilidad de democratizar este recurso pedagógico a través de la innovación tecnológica, ya que puede ponerse a disposición del público en general y, sobre todo, de las nuevas generaciones que nacen con la tecnología como parte de sus vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pamela Ketulin Mattos Gomes, Instituto Federal de Educação

Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rio de Janeiro

Gabriela Almeida Kronemberger, Instituto Federal do Rio de Janeiro (IF-RJ)

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ. Professora  do Instituto Federal do Rio de Janeiro, Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF), Engenheiro Paulo de Frontin, RJ.

Alexandre Gaudêncio Torres Pinto Júnior, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IF-RJ

Graduado em Jogos Digitais pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IF-RJ) Campus Engenheiro
Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF), Engenheiro Paulo de Frontin, RJ, Brasil. 

Sarah Mattos Tabosa de Almeida, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Graduada em Jogos Digitais pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IF-RJ) Campus Engenheiro Paulo de Frontin (IFRJ/CEPF).

Citas

BANCO Imobiliário. Itapevi: Estrela, 1944. 1 Jogo de Tabuleiro.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, [2018]. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso: 24 out. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF: MEC, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso: 24 out. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as leis n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação, a consolidação das leis do trabalho - CLT, aprovada pelo decreto-lei n. 5.452, de 1. De maio de 1943, e o decreto-lei n. 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a lei n. 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de escolas de ensino médio em tempo integral. Brasília, DF: Presidência da República, 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso: 21 jun. 2024.

BRASIL. Orientações curriculares para o ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2006. v. 3. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_03_internet.pdf. Acesso em: 24 out. 2024.

BRASIL. Projeto de Lei n. 5.230/2023. Altera a lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (lei de diretrizes e bases da educação nacional), a fim de definir diretrizes para o ensino médio, e as leis n. 14.818, de 16 de janeiro de 2024, 12.711, de 29 de agosto de 2012, e 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2023. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2399598. Acesso em: 21 jun. 2024.

CELESTE. Vancouver: Extremely Ok Games, 2018. 1 jogo eletrônico. Disponível em: https://www.exok.com/games/celeste/. Acesso em: 4 jun. 2024.

COSTA, Leandro Demenciano. O que os jogos de entretenimento têm que os jogos educativos não têm. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 8., 2009, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: PUC-RJ, 2009. p. 1-20. Disponível em: https://www.sbgames.org/~sbgameso/papers/sbgames09/artanddesign/tutorialArtes3.pdf. Acesso em: 21 jun. 2024.

DÖRNER, Ralf; GÖBEL, Stefan; EFFELSBERG, Wolfgang; WIEMEYER, Josef. Serious games: foundations, concepts and practice. Switzerland: Springer International Publishing, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-40612-1

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 36. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

GOMES, Pãmela; BRAZIL, André; FERNANDES, Gabriel; KRONEMBERGER, Gabriela; PINTO JÚNIOR, Alexandre; ALMEIDA, Sarah; BOMFIM, Pedro. Inovando na educação com uso de jogos digitais: o desenvolvimento do "República em Jogo" em versão digital para ser utilizado na 2. Olimpíada de Sociologia do Estado do Rio de Janeiro. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 22., 2023, Rio Grande. Anais [...]. Rio Grande: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 1-6. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023. DOI: https://doi.org/10.5753/sbgames_estendido.2023.233927

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

JOHNSON, Steven. Surpreendente: a televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier; Campus, 2005.

JUST DANCE. Milan; Paris: Ubisoft, 2020. 1 jogo eletrônico. Disponível: https://justdancenow.com/. Acesso em: 4 jun. 2024.

MAÇAIRA, Julia; CARVALHO, Ana Paula; AZEVEDO, Gustavo. Ensino de Ciências Sociais por meio de jogos didáticos: ludicidade, extensão e formação docente. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 20., 2021, Belém. Anais [...]. Belém: Sociedade Brasileira de Sociologia, 2021. p. 1-14. Disponível em: https://www.sbs2021.sbsocio-logia.com.br/arquivo/downloadpublic?q=YToyO-ntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjQ3NTYiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiYjRjNzRiZWYwNTlkOGMwYjE4YzkzZjkzZTBkMWM1YWEiO30%3D. Acesso em: 24 out. 2024.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MICHAEL, David; CHEN, Sande. Serious games: games that educate, train, and inform. 2. ed. Connecticut: Cengage Learning PTR, 2006.

MONOPOLY. São Paulo: Hasbro, 1935. 1 Jogo de Tabuleiro.

NOFFS, Neide; SANTOS, Sidnei. O desenvolvi-mento das metodologias ativas na educação bási-ca e os paradigmas pedagógicos educacionais. e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1837-1854, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1837-1854. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1837-1854

REPÚBLICA em Jogo - Tutorial. Rio de Janeiro: Alexandre Gaudêncio Torres Pinto Júnior, 2023. 1 vídeo (5 min 9 s). Publicado pelo canal Alexandre Júnior. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RxZInC_Oddo&ab_channel=Alexandre Junior. Acesso em: 21 jun. 2024.

RIO DE JANEIRO. Currículo mínimo 2012: sociologia. Rio de Janeiro: Secretaria de Educação, 2012.

SILVA, Rafael Santana da. [Elogio do criador do jogo em relação à versão digital que foi produzida]. Rio de Janeiro, 25 maio 2023. 1 mensagem de WhatsApp.

SILVA, Rafael Santana da; LIMA, Rogério Mendes de; COSTA, Christine Sertã. República em Jogo. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica) - Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/files/2018/03/SILVA_RAFA-EL_SANTANA_DA_2017_produtoeducacional.pdf. Acesso em: 4 jun. 2024.

WAR. São Bernardo do Campo: Grow Jogos e Brinquedos S.A., 1972. 1 Jogo de Tabuleiro.

Publicado

2024-12-31

Cómo citar

GOMES, Pamela Ketulin Mattos; KRONEMBERGER, Gabriela Almeida; PINTO JÚNIOR, Alexandre Gaudêncio Torres; ALMEIDA, Sarah Mattos Tabosa de. Juegos, sociedad y aprendizaje: el desarrollo de "República em jogo digital" para la II Olimpíada de Sociología del Estado de Río de Janeiro. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 271–284, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p271. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50899. Acesso em: 21 dic. 2025.