Performance, imagem e narração: contribuições da fotoperformance para uma Psicologia Social Crítica da memória
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2022v43n1p23Palabras clave:
Psicologia Social Crítica, Fotoperformance, Identidade, Fotografia, NarrativaResumen
Esse artigo foi construído a partir de reflexões sobre as performances de si e seu diálogo com as questões de reconhecimento, imagem, memória e esquecimento. Para tanto, foi dividido em três seções, correspondentes aos objetivos de nossa escrita. Primeiramente, apresentamos a compreensão de performance e sua relação com o reconhecimento do observador. Os referenciais teóricos interdisciplinares mobilizados para essa seção dialogam com a teoria de identidade-metamorfose na Psicologia Social Crítica brasileira, a teoria crítica de Walter Benjamin e os estudos sobre performance. Em seguida, discutimos a relação entre as fotografias documental e contemporânea, a fim de mostrar a articulação da fotografia com o teatro performativo e a performance artística, que são essenciais para a fotoperformance que, por sua vez, mostrar-se-á importante para a crítica do tempo cronológico/linear e a questão da memória. Na última parte, analisamos imagens de dois ensaios produzidos pelo fotógrafo brasileiro Fernando Maia da Cunha, intitulados: “Diários de um viajante do tempo” e “Fernando não esteve aqui!”. Concluímos assinalando como os referidos ensaios oferecem elementos para a compreensão do processo de montagem e fotoperformance, assim como apresentam contribuições significativas para os estudos da memória, esquecimento e narrativa de si no campo da Psicologia Social Crítica.Descargas
Citas
ARISTÓTELES. Parva Naturalia. São Paulo: Edipro, 2012.
BACHELARD, G. La intuición del instante. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1973.
BENJAMIN, W. Sobre o Conceito de História. In: BENJAMIN. W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. v. 1. p. 221-232.
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN. W. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 49-78.
BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. v. 2.
BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial: 2003.
BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1987.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 3.
DIDI-HUBERMAN, G. Remontagem do tempo sofrido: o olho da história, II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.
DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
DUBOIS, P. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1999.
FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 9 fev. 2021.
FABIÃO, E. Programa performativo. O corpo-em-experiência. Revista do Lume, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3OoeiI4. Acesso em. 12 jul. 2021.
FÉRAL, J. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
GONÇALVES, F.; DOMINGOS, C. O corpo como ambiente inquietante nas fotografias de Alex Flemming. Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 28-45, 2008. Doi: https://doi.org/10.12957/contemporanea.2008.17226. Disponível em: https://bit.ly/3uTLkIk. Acesso em. 12 jul. 2021.
LEMOS, J. Corpo, imagem e performatividade na fotografia: um estudo sobre a linguagem da fotoperformance. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2019.
LIMA, A. F. Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: Fapesp/Educ, 2010.
LIMA, A. F.; CIAMPA, A. C. “Sem Pedras O Arco Não Existe”: o lugar da narrativa no estudo crítico da identidade. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 29, p. 1-10, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29171330. Disponível em: https://bit.ly/3ErTRWc. Acesso em: 12 jul. 2021.
PELBART, P. P. O tempo não-reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2015.
REIS FILHO, O. G.; MORAIS, I. Autorretrato: A fotografia em performance. Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 18, n. 1, p. 3-13, jan./abr. 2016.
SOURIAU, E. Les différents modes d’existence. Paris: Presses Universitaires de France, 2009.
UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. 2. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Semina: Ciências Sociais e Humanas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.