Performance, imagem e narração: contribuições da fotoperformance para uma Psicologia Social Crítica da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2022v43n1p23

Palavras-chave:

Psicologia Social Crítica, Fotoperformance, Identidade, Fotografia, Narrativa

Resumo

Esse artigo foi construído a partir de reflexões sobre as performances de si e seu diálogo com as questões de reconhecimento, imagem, memória e esquecimento. Para tanto, foi dividido em três seções, correspondentes aos objetivos de nossa escrita. Primeiramente, apresentamos a compreensão de performance e sua relação com o reconhecimento do observador. Os referenciais teóricos interdisciplinares mobilizados para essa seção dialogam com a teoria de identidade-metamorfose na Psicologia Social Crítica brasileira, a teoria crítica de Walter Benjamin e os estudos sobre performance. Em seguida, discutimos a relação entre as fotografias documental e contemporânea, a fim de mostrar a articulação da fotografia com o teatro performativo e a performance artística, que são essenciais para a fotoperformance que, por sua vez, mostrar-se-á importante para a crítica do tempo cronológico/linear e a questão da memória. Na última parte, analisamos imagens de dois ensaios produzidos pelo fotógrafo brasileiro Fernando Maia da Cunha, intitulados: “Diários de um viajante do tempo” e “Fernando não esteve aqui!”. Concluímos assinalando como os referidos ensaios oferecem elementos para a compreensão do processo de montagem e fotoperformance, assim como apresentam contribuições significativas para os estudos da memória, esquecimento e narrativa de si no campo da Psicologia Social Crítica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutorado, Doutorado  em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professor da Universidade Federal do Ceará/UFC.

Fernando Maia da Cunha, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará

Alexandra Veras Sobreira, Universidade Federal do Ceará - UFC

Mestranda em Psicologia Social na  Universidade Federal do Ceará.

Referências

ADAMI, F. A hibridação entre performance e fotografia: um estudo sobre a performance, a fotografia e o artista Luiz Rettamozzo. In: FÓRUM DE PESQUISA CIENTÍFICA EM ARTE, 7., 2011, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Embap, 2011. p. 76-85.

ARISTÓTELES. Parva Naturalia. São Paulo: Edipro, 2012.

BACHELARD, G. La intuición del instante. Buenos Aires: Siglo Veinte, 1973.

BENJAMIN, W. Sobre o Conceito de História. In: BENJAMIN. W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. v. 1. p. 221-232.

BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN. W. Estética e sociologia da arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. p. 49-78.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018. v. 2.

BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial: 2003.

BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.

CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a história da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 3.

DIDI-HUBERMAN, G. Remontagem do tempo sofrido: o olho da história, II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DUBOIS, P. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1999.

FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008. Doi: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 9 fev. 2021.

FABIÃO, E. Programa performativo. O corpo-em-experiência. Revista do Lume, Campinas, n. 4, p. 1-11, dez. 2013. Disponível em: https://bit.ly/3OoeiI4. Acesso em. 12 jul. 2021.

FÉRAL, J. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GONÇALVES, F.; DOMINGOS, C. O corpo como ambiente inquietante nas fotografias de Alex Flemming. Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 28-45, 2008. Doi: https://doi.org/10.12957/contemporanea.2008.17226. Disponível em: https://bit.ly/3uTLkIk. Acesso em. 12 jul. 2021.

LEMOS, J. Corpo, imagem e performatividade na fotografia: um estudo sobre a linguagem da fotoperformance. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2019.

LIMA, A. F. Metamorfose, anamorfose e reconhecimento perverso: a identidade na perspectiva da Psicologia Social Crítica. São Paulo: Fapesp/Educ, 2010.

LIMA, A. F.; CIAMPA, A. C. “Sem Pedras O Arco Não Existe”: o lugar da narrativa no estudo crítico da identidade. Psicologia & Sociedade, Recife, v. 29, p. 1-10, 2017. Doi: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2017v29171330. Disponível em: https://bit.ly/3ErTRWc. Acesso em: 12 jul. 2021.

PELBART, P. P. O tempo não-reconciliado. São Paulo: Perspectiva, 2015.

REIS FILHO, O. G.; MORAIS, I. Autorretrato: A fotografia em performance. Fronteiras: Estudos Midiáticos, São Leopoldo, v. 18, n. 1, p. 3-13, jan./abr. 2016.

SOURIAU, E. Les différents modes d’existence. Paris: Presses Universitaires de France, 2009.

UNO, K. A gênese de um corpo desconhecido. 2. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2012.

Downloads

Publicado

17.07.2022

Como Citar

LIMA, A. F. de; CUNHA, F. M. da; SOBREIRA, A. V. Performance, imagem e narração: contribuições da fotoperformance para uma Psicologia Social Crítica da memória. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 43, n. 1, p. 23–38, 2022. DOI: 10.5433/1679-0383.2022v43n1p23. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/44113. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre