Competitividade das Exportações Brasileiras de Suco de Laranja no Período de 1990 a 2001
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2004v25n1p57Palabras clave:
Competitividade, Constante-Market-Share, Suco de Laranja.Resumen
O trabalho analisa a competitividade das exportações de suco de laranja no período 1990/2001. No período analisado, três acontecimentos econômicos afetaram as exportações: em 1990 houve o aprofundamento da abertura comercial; em 1994, a implementação do Plano Real; e em 1999, a desvalorização cambial. O Brasil é o maior exportador mundial tendo baixo custo de produção agrícola e industrial, basicamente menor custo de mão-de-obra, sendo, portanto, a cadeia citrícula mais competitiva do mundo. O setor é altamente concentrado, dominado por basicamente cinco grandes indústrias o que proporciona melhores preços com fornecedores. A produção brasileira de suco de laranja é voltada praticamente para exportações. Os procedimentos metodológicos envolveram análise da evolução das exportações e a utilização do modelo Constante-Market-Share para analisar os fatores do crescimento das exportações brasileiras: crescimento do mercado mundial, destino das exportações e competitividade. Os resultados revelaram a perda de participação das exportações brasileiras no período, indicando necessidade de conquistar novos mercados externos e juntar esforços políticos a fim de reduzir barreiras internacionais.
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