As ações assistenciais promovidas pelas igrejas pentecostais e suas expressões na política de assistência social do município de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n1p45Palabras clave:
Religião, Igreja Pentecostal, Assistência Social, Gestão.Resumen
Ao longo dos últimos 30 anos, observamos mudanças significativas no campo religioso protestante, como a “pentecostalização” dos grupos históricos protestantes, a ampliação da presença na arena política e, o que nos interessa desenvolver nesse artigo, as mudanças no comportamento das igrejas evangélicas pentecostais em face dos dos problemas sociais que se apresentam no cotidiano da realidade do município de Londrina e do Brasil. Isso tem levado pastores e fiéis a adotarem ações que vão além de uma resposta na esfera espiritual a situações como fome, desemprego, uso e dependência de entorpecentes químicos. Mas, qual a motivação dessas igrejas em estarem voltando-se para a área sócio-assistencial? Quais as conseqüências de suas ações para a política de assistência social? Questões que pretendemos abordar, suscitando novas indagações.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.