A formação do administrador no ensino de graduação: uma reflexão

Autores/as

  • Paulo da Costa Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p187

Palabras clave:

Administração, Ensino de administração, Formação de administradores., Curso de administração.

Resumen

Neste artigo, busca-se contribuir para o processo de reflexão critica acerca da formação profissional de administradores nos cursos de graduação, a partir de uma de suas principais fragilidades empiricamente observáveis: a fragmentação do ensino, com ênfase no repasse do conhecimento técnico-conceitual, e a decorrente ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa. Para construir uma melhor compreensão do problema, quatro questões fundamentais são consideradas: a origem dos cursos de Administração no Brasil, o que explica a ênfase na técnica; a complexidade organizacional como objeto da Administração, assunto que acaba por construir controvertidas visões de administração e do trabalho do administrador; o paradigma dominante na produção do conhecimento e o modo como ele repercute até hoje na reprodução do conhecimento dentro dos cursos superiores; e os projetos pedagógicos dos cursos de Administração, discutindo os problemas relacionados com suas premissas e práticas e, também, com as estruturas institucionais para sua operacionalização. As discussões e análises desenvolvidas sugerem, como conclusão, a clara necessidade de novas concepções relativas ao processo de formação do administrador profissional.

 

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Biografía del autor/a

Paulo da Costa Lopes, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutor em Engenharia de Produção pela EPS/UFSC e Professor Associado do Departamento de Administração da UEL.

Publicado

2006-11-28

Cómo citar

LOPES, Paulo da Costa. A formação do administrador no ensino de graduação: uma reflexão. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 187–201, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n2p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3749. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

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