A formação do administrador no ensino de graduação: uma reflexão

Autores

  • Paulo da Costa Lopes Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2006v27n2p187

Palavras-chave:

Administração, Ensino de administração, Formação de administradores., Curso de administração.

Resumo

Neste artigo, busca-se contribuir para o processo de reflexão critica acerca da formação profissional de administradores nos cursos de graduação, a partir de uma de suas principais fragilidades empiricamente observáveis: a fragmentação do ensino, com ênfase no repasse do conhecimento técnico-conceitual, e a decorrente ausência de adequada visão geral e sistêmica de organização/empresa. Para construir uma melhor compreensão do problema, quatro questões fundamentais são consideradas: a origem dos cursos de Administração no Brasil, o que explica a ênfase na técnica; a complexidade organizacional como objeto da Administração, assunto que acaba por construir controvertidas visões de administração e do trabalho do administrador; o paradigma dominante na produção do conhecimento e o modo como ele repercute até hoje na reprodução do conhecimento dentro dos cursos superiores; e os projetos pedagógicos dos cursos de Administração, discutindo os problemas relacionados com suas premissas e práticas e, também, com as estruturas institucionais para sua operacionalização. As discussões e análises desenvolvidas sugerem, como conclusão, a clara necessidade de novas concepções relativas ao processo de formação do administrador profissional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo da Costa Lopes, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutor em Engenharia de Produção pela EPS/UFSC e Professor Associado do Departamento de Administração da UEL.

Downloads

Publicado

28.11.2006

Como Citar

LOPES, Paulo da Costa. A formação do administrador no ensino de graduação: uma reflexão. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 187–201, 2006. DOI: 10.5433/1679-0383.2006v27n2p187. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3749. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre