A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores

Autores/as

  • Andréa Aparecida Colombo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121

Palabras clave:

Metodologia da problematização, Saberes de professores, Formação de professores.

Resumen

Com a presente pesquisa, propôs-se uma análise acerca da temática saberes de professores, especificamente a investigação sobre quais são os saberes que podem ser mobilizados/estimulados por meio da Metodologia da Problematização (M.P.) com o Arco de Maguerez (que se constitui com cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade), em seus participantes. Utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, por meio da literatura que trata de saberes de professores e da Metodologia da Problematização. A pesquisa possibilitou ampliar a compreensão quanto ao grande potencial pedagógico dessa metodologia enquanto método de ensino, de pesquisa ou outras aplicações, como na orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC –, pelos saberes que foram associados a cada uma de suas etapas (saberes pedagógicos, curriculares, disciplinares, profissionais, experienciais, entre outros). Reforçou o aprendizado anterior acerca desta temática, tanto pelo processo científico, quanto pela análise crítica desenvolvida a partir do referencial teórico utilizado. Desse modo, ampliou-se a visão de que a M.P. pode ser utilizada na formação de professores, como um processo contínuo que pode incluir pesquisas acerca da docência, como um caminho que estimula a utilização e a aquisição de diferentes saberes, o que permite uma formação ampliada desse profissional, além de prepará-lo para uma ação de transformação da realidade educacional da qual faz parte.

 

Biografía del autor/a

Andréa Aparecida Colombo, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Graduação em Pedagogia, com início em 2004 e conclusão em 2007. Bolsista de Iniciação Científica PROIC/UEL, de dez./2005 até o momento. Aluna do 2º ano de graduação em Língua e Cultura Francesa na UEL. Participação em Projetos de Ensino, de Extensão e de Monitoria Acadêmica durante a graduação.

Publicado

2007-11-29

Cómo citar

COLOMBO, Andréa Aparecida. A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 28, n. 2, p. 121–146, 2007. DOI: 10.5433/1679-0383.2007v28n2p121. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/3733. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre