A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez e sua relação com os saberes de professores
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2007v28n2p121Palavras-chave:
Metodologia da problematização, Saberes de professores, Formação de professores.Resumo
Com a presente pesquisa, propôs-se uma análise acerca da temática saberes de professores, especificamente a investigação sobre quais são os saberes que podem ser mobilizados/estimulados por meio da Metodologia da Problematização (M.P.) com o Arco de Maguerez (que se constitui com cinco etapas: observação da realidade e definição do problema, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade), em seus participantes. Utilizou-se a pesquisa exploratório-descritiva, por meio da literatura que trata de saberes de professores e da Metodologia da Problematização. A pesquisa possibilitou ampliar a compreensão quanto ao grande potencial pedagógico dessa metodologia enquanto método de ensino, de pesquisa ou outras aplicações, como na orientação de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC –, pelos saberes que foram associados a cada uma de suas etapas (saberes pedagógicos, curriculares, disciplinares, profissionais, experienciais, entre outros). Reforçou o aprendizado anterior acerca desta temática, tanto pelo processo científico, quanto pela análise crítica desenvolvida a partir do referencial teórico utilizado. Desse modo, ampliou-se a visão de que a M.P. pode ser utilizada na formação de professores, como um processo contínuo que pode incluir pesquisas acerca da docência, como um caminho que estimula a utilização e a aquisição de diferentes saberes, o que permite uma formação ampliada desse profissional, além de prepará-lo para uma ação de transformação da realidade educacional da qual faz parte.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.