Formação na clínica: uma experiência inicial com crianças e famílias orientada pela Psicanálise
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2019v40n1p63Palabras clave:
Criança, Famílias, Formação profissional, Psicanálise, Psicologia clínica.Resumen
A complexidade dos problemas atuais tem impulsionado um constante aprimoramento da formação clínica do estagiário de Psicologia que atende às diversas demandas do sujeito contemporâneo. O presente estudo teórico-clínico pretendeu refletir sobre a formação da atitude clínica do aluno de Psicologia a partir de uma experiência inicial de atendimento grupal a crianças e pais, em modalidade de avaliação/intervenção orientada pela Psicanálise. Utilizou-se material clínico das transcrições, observações e supervisões das sessões ocorridas em uma clínica-escola. As queixas iniciais de problemas de aprendizagem e dificuldades na escola puderam ser ampliadas. Uma insegurança foi inicialmente vivida pelos estagiários diante do encontro com as diversidades e familiaridades, com posterior construção de vínculos dentro do grupo e maior envolvimento dos pais nas dificuldades das crianças. As supervisões permitiram a análise de aspectos inconscientes das relações, transferência e contratransferência, considerando a capacidade negativa implicada no atendimento; o supervisor buscou acompanhar os estagiários na metabolização dessa experiência emocional. Eles puderam aprimorar observações, interligar conhecimentos teórico-técnicos com a prática, construir reflexões sobre a postura profissional e a atitude clínica.Descargas
Citas
AGUIRRE, A. M. B. et al. A formação da atitude clínica no estagiário de psicologia. Psicologia USP, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 49-62, 2000.
BARBIERI, V. O psicodiagnóstico interventivo psicanalítico na pesquisa acadêmica: fundamentos teóricos, científicos e éticos. Boletim de Psicologia, São Paulo, v. 59, n. 131, p. 209-222, 2009.
BION, W. R. Attention and Interpretation. London: H. Karnac, 1993.
BION, W. R. Experiências com grupos: os fundamentos da psicoterapia de grupos. Rio de Janeiro: Imago; São Paulo: Edusp, 1975.
BION, W. R. Seminários na Clínica Tavistock. São Paulo: Blucher, 2017.
CHUSTER, A. O objetivo psicanalítico: fundamentos de uma mudança de paradigma na psicanálise. Porto Alegre: Ed. do Autor, 2011.
DAHER, A. C. B.; ORTOLAN, M. L. M.; BONAFÉ SEI, M.; VICTRIO, K. C. Plantão psicológico a partir de uma escuta psicanalítica. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 38, n. 2, p. 147-158, 2017.
DIAS, V. L. L.; VIVIAN, A. G. Bion e uma mudança de paradigma na psicanálise. Aletheia, Canoas, n. 35-36, p. 206-210, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141303942011000200017&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 7 out. 2018.
FAVERO-NUNES, M. A.; GOMES, I. C. Transtorno autístico e a consulta terapêutica dos pais. Psico, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 346-353, 2009.
FREUD, S. As perspectivas futuras da terapia psicanalítica. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013. p. 287-301.
GUIMARÃES, G.; FANTINI, M. N. A. Movimentos transferenciais no psicodiagnóstico interventivo. In ANCONA-LOPEZ, S. (org.) Psicodiagnóstico interventivo: evolução de uma prática. São Paulo: Cortez, 2013. p. 23-44.
IANKILEVICH, E. Planejamento em psicoterapia de orientação analítica. In: EIZIRIK, C. L.; AGUIAR, R. W.; SCHESTATSKY, S. S. (org.). Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. São Paulo: Artmed, 2015. p. 194-211.
JUNG, S. I.; FILLIPPON, A. P. M.; NUNES, M. L. T.; EIZIRIK, C. L. História recente e perspectivas atuais da pesquisa de resultados em psicoterapia psicanalítica de longa duração. Revista de Psiquiatria, Rio Grande do Sul, v. 28, n. 3, p. 298-312, 2006.
LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
MARCELLI, D.; COHEN, D. Infância e psicopatologia. Porto Alegre: Artmed, 2010.
MOURA, R. F. T.; ANCONA-LOPEZ, S. Desafios no psicodiagnóstico infantil. In: ANCONA-LOPEZ, S. (org.). Psicodiagnóstico interventivo: evolução de uma prática. São Paulo: Cortez, 2013. v. 1, p. 226-239.
OSTI, N. M.; BONAFE SEI, M. A importância da família na clínica infantil: um ensaio teórico-clínico. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 24, n. 1, p. 145-157, 2016. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2016000100007&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 maio 2017.
PINA, A. C. F. P. A importância da capacidade negativa para a busca da verdade: considerações a partir de Bion. 2018. Monografia (Especialização) - Faculdade de Tecnologias, Ciências e Educação, Instituto de Estudos Psicanalíticos, Ribeirão Preto, 2018.
RIBEIRO, D. P. S. A.; TACHIBANA, M.; AIELLO-VAISBERG, T. M. J. A experiência emocional do estudante de psicologia frente à primeira entrevista clínica. Aletheia, Canoas, n. 28, p. 135-145, 2008. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-03942008000200011&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 9 ago. 2018.
ROUDINESCO, E. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
ROUDINESCO, E. Pourquoi la psychanalyse? Paris: Champs Essais, 1999.
SEI, M. B.; PAIVA, M. L. S. C. Grupo de supervisão em Psicologia e a função de holding do supervisor. Psicologia Ensino & Formação, Brasília, v. 2, n. 1, p. 9-20, 2011. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612011000100002&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 ago. 2018.
TOSTA, R. M. Consultas terapéuticas: fenómenos curativos y salud. Revista Latino-Americana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 762-775, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-47142017000400762&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 6 ago. 2018.
SAFRA, G. O uso do material clínico na pesquisa psicanalítica. In: SILVA, M. E. L. (org.). Investigação e psicanálise, São Paulo: Papirus, 1993. p. 119-132.
WINNICOTT, D. W. A capacidade para estar só. In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed, 2007. p. 31-37.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
WINNICOTT, D. W.; TAFURI, M. I.;VIANA, T. C.; LAZZARINI, E. R. Sobre o conceito de contratransferência em Freud, Ferenczi e Heimann. Psicologia Clínica, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 179-195, 2013.
ZIMERMAN, D. E. Bion: da teoria à prática. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ZIMERMAN, D. E. Psicoterapia analítica de grupo. In: ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica – uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 437-450.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.