O ponto de vista de jovens mulheres de duas gerações sobre a possibilidade de manter o amor na conjugalidade
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2017v38n2p159Palavras-chave:
Amor, Casamento, Virtude, Moral, Ética.Resumo
Em uma perspectiva moral e ética, investigamos a concepção de mulheres sobre a possibilidade de os casais em geral manterem o amor na conjugalidade. Participaram desta pesquisa 15 mulheres entrevistadas por Alencar (1993) e 15 mulheres entrevistadas atualmente, entre 20 e 30 anos, casadas, sem filhos e, na classe média. Utilizamos um instrumento semiestruturado e priorizamos a análise qualitativa dos dados (DELVAL, 2002). Constatamos que a maioria das entrevistadas considerou a possibilidade de o amor permanecer na conjugalidade. Como justificativas, elas mencionaram, os sentimentos, e as entrevistadas, no passado, enfatizaram a experiência. Os problemas conjugais, a intolerância, a incompreensão e a abdicação somaram 18% dos argumentos indo de encontro à ética do cuidado e ao plano psicológico ético, que deve contemplar o eu e outrem na busca por uma vida boa. Este trabalho contribui para as pesquisas e fornece subsídios teóricos a psicólogos que trabalham com o tema em questãoDownloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.