A recepção do direito romano nos direitos da família romano-germânica: o caso do direito francês

Autores/as

  • André Olavo Leite Conservatoire National des Arts et Métiers

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2016v37n2p221

Palabras clave:

Direito comparado, História do direito, Direito romano

Resumen

A chamada família romano-germânica de direitos, também conhecida como família do direito civil, corresponde ao grupo dos sistemas jurídicos que tradicionalmente traçam suas origens até o direito romano e as codificações justinianas, e que se identificam como portadoras de uma série de características deste. A partir do exemplo do direito francês, este trabalho trata da permanência de elementos do direito romano nos direitos contemporâneos da família romano-germânica de direitos, mostrando que a sua incorporação a esses direitos se dá em ao menos dois níveis distintos, isso é, a recepção do direito e a recepção da ciência do direito, que correspondem respectivamente à permanência de conteúdos do direito romano e à permanência das categorias lógicas e dos modos de articulação do direito romano. De forma a ilustrar como se dá esse processo, o trabalho primeiro busca mostrar a pluralidade de formas com que ocorreu a interação entre o direito romano e o direito existente no atual território francês, apresentando de forma sucinta a evolução desse direito. Na sequência, trata-se da recepção do direito romano pelos direitos contemporâneos, e das discussões sobre como essa sua influência pode ser identificada e sobre quais elementos do direito ela se concentra. Isso permite distinguir a recepção da ciência do direito da recepção do direito, e que se insista na tese de que embora nem sempre seja possível retraçar até Roma as origens de conteúdos dos direitos da família romano-germânica, a suas estruturas e modos operatórios são sim tributários do direito romano.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

André Olavo Leite, Conservatoire National des Arts et Métiers

Doutorando em direito do Conservatoire National des Arts et Métiers (Paris, França), com tese em cotutela com o Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis, Brasil). Bolsista da École Doctorale Abbé Gregoire (Paris, França). Membro do laboratório GeF (ESGT, Le Mans, França);

Publicado

2017-06-08

Cómo citar

OLAVO LEITE, André. A recepção do direito romano nos direitos da família romano-germânica: o caso do direito francês. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 37, n. 2, p. 221–224, 2017. DOI: 10.5433/1679-0383.2016v37n2p221. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/24562. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.