Adesão dos docentes universitários aos recursos da web 2.0 para disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p65Palabras clave:
Web 2.0, Recursos da Web 2.0, Compartilhamento de Informação, Compartilhamento de Conhecimento, DocentesResumen
A presente pesquisa analisou a adesão dos recursos da Web 2.0 pelos docentes dos cursos de Biblioteconomia na região Sul do Brasil, como forma de compartilhar e disseminar Informação e Conhecimento (I&C). O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa descritiva com a aplicação do questionário para os docentes do curso de Biblioteconomia. Os resultados apontam os recursos da Web 2.0 utilizados para auxiliar na realização de suas ações, canal de comunicação com o público interno e externo, compartilhar e disseminar I&C com os discentes e os pares. Além disso, os docentes utilizam as ferramentas como recursos estratégicos para subsidiar e ofertar respaldo nas disciplinas lecionadas nos cursos de Biblioteconomia. Notou-se que as atividades realizadas pelos docentes estão direcionadas na busca pela informação e a maioria dos docentes não são colaboradores na Web. O incentivo ao uso dos recursos para os discentes estão voltados para utilização em sala de aula e formação profissional. A Web 2.0 contribui para promover a interação social, na qual a informação e o conhecimento podem ser produzidos, disseminados e utilizados de modo compartilhado.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Semina: Ciências Sociais e Humanas adopta la licencia CC-BY-NC para sus publicaciones, siendo el copyright del autor, en los casos de republicación recomendamos que los autores indiquen la primera publicación en esta revista.
Esta licencia permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato, remezclarlo, transformarlo y desarrollarlo, siempre que no sea con fines comerciales. Y debe darse el debido crédito al creador.
Las opiniones expresadas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.
La revista se reserva el derecho de introducir cambios normativos, ortográficos y gramaticales en los originales para mantener el nivel culto de la lengua y la credibilidad del vehículo. No obstante, respetará el estilo de redacción de los autores. Los cambios, correcciones o sugerencias de carácter conceptual se enviarán a los autores cuando sea necesario.