Adesão dos docentes universitários aos recursos da web 2.0 para disseminação e compartilhamento da informação e do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2011v32n1p65Palavras-chave:
Web 2.0, Recursos da Web 2.0, Compartilhamento de Informação, Compartilhamento de Conhecimento, DocentesResumo
A presente pesquisa analisou a adesão dos recursos da Web 2.0 pelos docentes dos cursos de Biblioteconomia na região Sul do Brasil, como forma de compartilhar e disseminar Informação e Conhecimento (I&C). O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa descritiva com a aplicação do questionário para os docentes do curso de Biblioteconomia. Os resultados apontam os recursos da Web 2.0 utilizados para auxiliar na realização de suas ações, canal de comunicação com o público interno e externo, compartilhar e disseminar I&C com os discentes e os pares. Além disso, os docentes utilizam as ferramentas como recursos estratégicos para subsidiar e ofertar respaldo nas disciplinas lecionadas nos cursos de Biblioteconomia. Notou-se que as atividades realizadas pelos docentes estão direcionadas na busca pela informação e a maioria dos docentes não são colaboradores na Web. O incentivo ao uso dos recursos para os discentes estão voltados para utilização em sala de aula e formação profissional. A Web 2.0 contribui para promover a interação social, na qual a informação e o conhecimento podem ser produzidos, disseminados e utilizados de modo compartilhado.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.