Representações sociais da física newtoniana: um estudo com professores do ensino médio

Autores/as

  • Roberto Gonçalves Barbosa Universidade Estadual de Londrina
  • Luzia Marta Bellini martafridakahlo@gmail.com
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2012v33n1p3

Palabras clave:

Representações sociais, Ensino de Física, Física de Newton. Conhecimento escolar, Conhecimento científico.

Resumen

Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados do estudo das Representações Sociais que professores de Física da cidade de Maringá e região adjacente elaboram sobre a Física Newtoniana. O tratamento dos dados da pesquisa se deu pela Teoria da análise de conteúdo da Bardin, que nos permitiu compreender as reconstruções e ressignificações que os docentes fazem sobre a Física newtoniana em situações de ensino. Metodologicamente, foi aplicado um questionário com duas partes a oito professores que ministram a disciplina Física no ensino médio de escolas públicas. Constatou-se que, entre oito professores, um representava a Física newtoniana recorrendo à Física de Newton. Os outros sete professores se utilizaram de elementos do cotidiano para ressignificar a Física de Newton, em um processo que envolve desfalque, distorção e suplementação do objeto social investigado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberto Gonçalves Barbosa, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando na Universidade Estadual de Londrina - Programa de Pós graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e também pela University of Massachusetts/Amherst - EUA. Atualmente professor da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.  E-mail:

Luzia Marta Bellini, martafridakahlo@gmail.com

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo. É professora associa do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Universidade Salgado de Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/ FE-UFRJ, Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/FAE-UFMG e atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Universidade Salgado de Oliveira, Niterói,  Brasil.

Publicado

2012-12-13

Cómo citar

BARBOSA, Roberto Gonçalves; BELLINI, Luzia Marta; SILVA, Alcina Maria Testa Braz da. Representações sociais da física newtoniana: um estudo com professores do ensino médio. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 3–16, 2012. DOI: 10.5433/1679-0383.2012v33n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10809. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.