Diagnóstico da implantação dos novos currículos de língua inglesa nas escolas estaduais de Londrina-Paraná

Autores

  • Corina Maria Tedeschi Busnardo Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Regina Filgueira dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1994v15n3p205

Palavras-chave:

Currículo, Língua Inglesa, Ensino 1° e 2° graus, Professor-desenvolvimento, Currículo Implantação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é diagnosticar, através de entrevistas individuais, se e como vem ocorrendo a implantação dos novos currículos de Língua Inglesa para o f:2 e 2º graus, em 10 escolas estaduais da cidade de Londrina, Paraná. Participaram da pesquisa 29 professores e 10 coordenadores/supervisores na 1° fase da coleta dos dados, 24 professores e 15 coordenadores supervisores na 2° fase. Os dados demonstram que, devido a falhas no processo de divulgação preparação prévia e acompanhamento, os professores e coordenadores/supervisores, não vêm, na sua totalidade, implantando os novos currículos propostos pelo governo do Estado desde 1990 (1° grau) e 1988 (2° grau). Este trabalho tenta também detectar os problemas causados por uma implantação assistemática e sugerir mecanismos para minimizar as conseqüências para o ensino da Língua Inglesa nas escolas estaduais de Londrina.


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Biografia do Autor

Corina Maria Tedeschi Busnardo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina, Paraná, Brasil, CEP 86051-970.

Maria Regina Filgueira dos Reis

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina, Paraná, Brasil, CEP 86051-970.

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Publicado

29.11.2004

Como Citar

BUSNARDO, C. M. T.; REIS, M. R. F. dos. Diagnóstico da implantação dos novos currículos de língua inglesa nas escolas estaduais de Londrina-Paraná. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 205–214, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1994v15n3p205. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9442. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre