Diagnóstico da implantação dos novos currículos de língua inglesa nas escolas estaduais de Londrina-Paraná

Autores

  • Corina Maria Tedeschi Busnardo Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Regina Filgueira dos Reis

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.1994v15n3p205

Palavras-chave:

Currículo, Língua Inglesa, Ensino 1° e 2° graus, Professor-desenvolvimento, Currículo Implantação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é diagnosticar, através de entrevistas individuais, se e como vem ocorrendo a implantação dos novos currículos de Língua Inglesa para o f:2 e 2º graus, em 10 escolas estaduais da cidade de Londrina, Paraná. Participaram da pesquisa 29 professores e 10 coordenadores/supervisores na 1° fase da coleta dos dados, 24 professores e 15 coordenadores supervisores na 2° fase. Os dados demonstram que, devido a falhas no processo de divulgação preparação prévia e acompanhamento, os professores e coordenadores/supervisores, não vêm, na sua totalidade, implantando os novos currículos propostos pelo governo do Estado desde 1990 (1° grau) e 1988 (2° grau). Este trabalho tenta também detectar os problemas causados por uma implantação assistemática e sugerir mecanismos para minimizar as conseqüências para o ensino da Língua Inglesa nas escolas estaduais de Londrina.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Corina Maria Tedeschi Busnardo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina, Paraná, Brasil, CEP 86051-970.

Maria Regina Filgueira dos Reis

Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, Universidade Estadual de Londrina, Caixa Postal 6001, Londrina, Paraná, Brasil, CEP 86051-970.

Downloads

Publicado

29.11.2004

Como Citar

BUSNARDO, Corina Maria Tedeschi; REIS, Maria Regina Filgueira dos. Diagnóstico da implantação dos novos currículos de língua inglesa nas escolas estaduais de Londrina-Paraná. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 205–214, 2004. DOI: 10.5433/1679-0383.1994v15n3p205. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/9442. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre