Gostar de ler: mapeamento de leitura junto a alunos da 4ª série

Autores

  • Cristina Nalon Araujo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p3

Palavras-chave:

Educação escolar, Leitura, Prazer de ler

Resumo

Nesta pesquisa, verificou-se o modo como professores e alunos da 4ª série do ensino fundamental de oito anos de três escolas públicas de uma cidade de médio porte no norte do Estado do Paraná compreendem o significado de leitura. Essa verificação foi efetuada por meio de observação em sala de aula e da aplicação de questionário. Reconhece-se que, desde sempre, a leitura teve grande relevância na sociedade e, nesse começo do século XXI, ela tem se mostrado ainda mais forte, devido ao aumento das publicações impressas e das demais formas de sua manifestação, como a imagem, divulgada amplamente nos meios sociais. Ainda que no Brasil o nível de desempenho da leitura dos estudantes do Ensino Fundamental não se mostre satisfatório, os resultados obtidos nesta pesquisa, junto aos alunos, revelam o fortalecimento dos laços que eles estabelecem com a leitura. No entanto, o ato prazeroso de ler nem sempre surge espontaneamente ou, ainda, o leitor em potencial pode ser sufocado por diversos fatores influenciadores, daí a necessidade da intervenção de instituições próximas às crianças, a fim de que se tornem leitores, e mais que isso, leitores críticos, transformadores da sociedade. Neste sentido, apresentam-se neste artigo contribuições com vistas ao ensino da leitura na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Nalon Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação

Downloads

Publicado

14.03.2011

Como Citar

ARAUJO, Cristina Nalon. Gostar de ler: mapeamento de leitura junto a alunos da 4ª série. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 3–24, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/6442. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Seção Livre