Gostar de ler: mapeamento de leitura junto a alunos da 4ª série

Autores/as

  • Cristina Nalon Araujo Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2010v31n1p3

Palabras clave:

Educação escolar, Leitura, Prazer de ler

Resumen

Nesta pesquisa, verificou-se o modo como professores e alunos da 4ª série do ensino fundamental de oito anos de três escolas públicas de uma cidade de médio porte no norte do Estado do Paraná compreendem o significado de leitura. Essa verificação foi efetuada por meio de observação em sala de aula e da aplicação de questionário. Reconhece-se que, desde sempre, a leitura teve grande relevância na sociedade e, nesse começo do século XXI, ela tem se mostrado ainda mais forte, devido ao aumento das publicações impressas e das demais formas de sua manifestação, como a imagem, divulgada amplamente nos meios sociais. Ainda que no Brasil o nível de desempenho da leitura dos estudantes do Ensino Fundamental não se mostre satisfatório, os resultados obtidos nesta pesquisa, junto aos alunos, revelam o fortalecimento dos laços que eles estabelecem com a leitura. No entanto, o ato prazeroso de ler nem sempre surge espontaneamente ou, ainda, o leitor em potencial pode ser sufocado por diversos fatores influenciadores, daí a necessidade da intervenção de instituições próximas às crianças, a fim de que se tornem leitores, e mais que isso, leitores críticos, transformadores da sociedade. Neste sentido, apresentam-se neste artigo contribuições com vistas ao ensino da leitura na escola.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristina Nalon Araujo, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Educação

Publicado

2011-03-14

Cómo citar

ARAUJO, Cristina Nalon. Gostar de ler: mapeamento de leitura junto a alunos da 4ª série. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 31, n. 1, p. 3–24, 2011. DOI: 10.5433/1679-0383.2010v31n1p3. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/6442. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Seção Livre

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.