“Sociologia em Jogo”: aprender a aprender e cooperar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p195Palavras-chave:
Jogos didáticos, Ensino de sociologia, PIBIDResumo
Os jogos didáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem têm sido utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, bem como em diferentes níveis de ensino. As discussões sobre o uso de metodologias ativas, que aproximem os saberes científicos às experiências vividas pelos estudantes, apontam a gamificação como um dos recursos possíveis para se atingir tal objetivo. Durante o primeiro ciclo do Projeto de Extensão “Sociologia em Jogo: desenvolvendo jogos na Educação Básica”, em execução no Cefet-RJ, algumas questões nortearam nossas reflexões teóricas e práticas: como utilizar os jogos como método de produção do conhecimento com protagonismo estudantil? Como minimizar o peso da competição e estimular a cooperação numa sociedade onde prevalece a racionalidade neoliberal, que valoriza o individualismo e naturaliza a concorrência? Neste artigo apresentaremos as estratégias utilizadas e os obstáculos enfrentados para alcançar nossos objetivos: priorizar o aprender a aprender e o diálogo como elementos fundamentais do fazer pedagógico.
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