“Sociologia em Jogo”: aprender a aprender e cooperar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p195

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Ensino de sociologia, PIBID

Resumo

Os jogos didáticos como facilitadores do processo de ensino e aprendizagem têm sido utilizados nas mais diversas áreas do conhecimento, bem como em diferentes níveis de ensino. As discussões sobre o uso de metodologias ativas, que aproximem os saberes científicos às experiências vividas pelos estudantes, apontam a gamificação como um dos recursos possíveis para se atingir tal objetivo. Durante o primeiro ciclo do Projeto de Extensão “Sociologia em Jogo: desenvolvendo jogos na Educação Básica”, em execução no Cefet-RJ, algumas questões nortearam nossas reflexões teóricas e práticas: como utilizar os jogos como método de produção do conhecimento com protagonismo estudantil? Como minimizar o peso da competição e estimular a cooperação numa sociedade onde prevalece a racionalidade neoliberal, que valoriza o individualismo e naturaliza a concorrência? Neste artigo apresentaremos as estratégias utilizadas e os obstáculos enfrentados para alcançar nossos objetivos: priorizar o aprender a aprender e o diálogo como elementos fundamentais do fazer pedagógico.

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Biografia do Autor

Marcela Marques Serrano, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - Cefet-RJ

Doutora em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFICS-UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Professora de Sociologia da Educação Básica Técnica e Tecnológica do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Rio de Janeiro.

Maria Lúcia Martins Cordeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Licencianda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Mariana Piran Bom , Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Licencianda em Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

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Publicado

31.12.2024

Como Citar

MARQUES SERRANO, Marcela; CORDEIRO, Maria Lúcia Martins; PIRAN BOM , Mariana. “Sociologia em Jogo”: aprender a aprender e cooperar. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 195–206, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p195. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50934. Acesso em: 13 jun. 2025.