A experiência com jogos violentos: um estudo qualitativo sobre jogos eletrônicos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p319Palavras-chave:
Jogos eletrônicos, Estudo qualitativo, Experiências de Jogadores(as), Jogos violentosResumo
Os jogos eletrônicos, uma das inovações tecnológicas modernas, são criados para proporcionar entretenimento e diversão. Cada jogo possui elementos como enredo, jogabilidade e qualidade gráfica. Jogos de caráter violento enfrentam críticas sociais devido à sua suposta associação com comportamentos agressivos. Em uma pesquisa qualitativa exploratória, com uma perspectiva construtivista, relacional e sistêmica, tivemos como objetivo compreender as experiências dos(as) jogadores(as) de jogos eletrônicos, com ênfase nos jogos violentos. Para compreender a relação dos(as) jogadores(as) com os jogos violentos, é essencial explorar, ao mesmo tempo, o significado para cada indivíduo e para a sociedade. Analisamos a experiência de 10 jogadores, entre 22 e 29 anos, que participaram de entrevistas semiestruturadas, buscando dar voz e visão aos(às) jogadores(as), abordando as suas experiências, trajetórias e inserção em comunidades. Os resultados indicam que a escolha dos jogos reflete gostos pessoais e interesses individuais. Os(as) jogadores(as) não divergem ou destacam a violência nos jogos, sendo destacada a violência nas interações entre os(as) jogadores(as) de determinadas comunidades e na sociedade, de modo geral. Concluímos, ressaltando a necessidade de aprofundar uma compreensão complexa da relação entre jogos e violência, baseada na experiência de quem joga.
Downloads
Métricas
Referências
ADACHI, Paul J. C.; WILLOUGHBY, Teena. The effect of video game competition and violence on aggressive behavior: which characteristic has the greatest influence? Psychology of Violence, Washington, DC, v. 1, n. 4, p. 259‑274, 2011.
ANDERSON, C. A.; BUSHMAN, B. J. Human Aggression. Annual Review of Psychology, San Mateo, CA, v. 53, n. 1, p. 27-51, 2002. Doi: 10.1146/annurev.psych.53.100901.1
ARENDT, Ronald João Jacques.; MORAES, Márcia Oliveira. O projeto ético de Donna Haraway: alguns efeitos para a Pesquisa em Psicologia Social, São João Del-Rei, v. 1, n. 11, p. 14, 2016.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BATISTA, Mônica de Lourdes Souza; QUINTÃO, Patrícia Lima; LIMA, Sérgio Muinhos Barroso. Um estudo sobre a influência dos jogos eletrônicos sobre os usuários. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery, Juiz de Fora, v. 5, n. 4, p. 01-11, 2008.
BRONFENBRENNER, Urie. The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge: Harvard University Press, 1979.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.
CRAWFORD, Chris. The art of digital game design. Washington State University, Vancouver, 1982.
DAHLBERG, Linda L.; KRUG, Etienne G. Violência: um problema global de saúde pública. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, Sup, p. 1163-1178, 2007.
DUNSMORE, Julie C.; HALBERSTADT, Amy G. How does family emotional expressiveness affect children’s schemas? New Directions for Child Development, Hoboken, NJ, v. 77, p. 45-68, 1997.
FERGUSON, Christopher J.; COLWELL, John. A meaner, more callous digital world for youth? The Relationship Between Violent Digital Games, Motivation, Bullying, and Civic Behavior among Children. Psychology of Popular Media Culture, [S.l], v. 7, n. 3, p. 202–215, 2018. Doi:10.1037/ppm0000128
FLUEGGEN, Florian; DOYLE, Stephanie; VEITH, Hermann. One Game – one effect? what playing “world of warcraft” means for adolescents and their development. Journal of Virtual Worlds Research, New York, v. 11, n. 1, p. 1-11, 2018.
GIORDAN, Marcelo. O computador na Educação em Ciências: breve revisão crítica acerca de algumas formas de utilização. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 2, p. 279-304, 2005.
HAN, Byung-Chul. Topologia da violência. Petrópolis: Vozes, 2017.
HO, Manh-Toan; NGUYEN, Thanh-Huyen T.; NGUYEN, Minh-Hoang; LA, Viet-Phuong; VUONG, Quan-Hoang. Good ethics cannot stop me from exploiting: the good and bad of anthropocentric attitudes in a game environment. Ambio, Stockholm, v. 51, n. 11, p. 2294-2307, 2022b. Doi: 10.1007/s13280-022-01742-y
HO, Manh-Toan; NGUYEN, Thanh-Huyen T.; NGUYEN, Minh-Hoang; LA, Viet-Phuong; VUONG, Quan-Hoang. Virtual tree, real impact: how simulated worlds associate with the perception of limited resources. Humanities & Social Sciences Communications, London, v. 9, n. 1, p. 213, 2022a. Doi: https://doi.org/10.1057/s41599-022-01225-1
HOBBES, Thomasv. Leviatã. São Paulo: Ícone, 2008. (Trabalho original publicada em 1651)
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2000. (Trabalho original publicada em 1938).
KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para pesquisa de campo. Petrópolis: Vozes, 2018. (Trabalho original publicada em 1948)
LEITE, Rafael Felipe Pires; PONCIANO, Edna Lucia Tinoco. Jogos eletrônicos para além do entretenimento e da violência: Uma revisão narrativa. Mosaico, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, p. 17-27, 2023. https://doi.org/10.21727/rm.v14i3.4088
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
MUNN, Luke. Toxic play: Examining the issue of hate within gaming. First Monday, Bridgman, v. 28, n. 9, 2023. Doi: 10.5210/fm.v28i9.12508.
NEWZOO. The Brazilian Gamer/2017. Newzoo, Brasil, 2017. Disponível em: https://newzoo.com/insights/infographics/the-brazilian-gamer-2017/. Acesso em: 24 jul. 2019.
OLSON, Cheryl; KUTNER, Lawrence; WARNER, Dorothy E. The role of violent video game content in adolescent development. Journal of Adolescent Research, Newbury Park, v. 23, n. 1, p. 55-75, 2008. Doi: 10.1177/0743558407310713
PINKER, Steven. Os anjos bons da nossa natureza: por que a violência diminuiu. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco. Relacionamento pais e filhos (as) da adolescência para a vida adulta: foco na saúde emocional. In: PONCIANO, Edna Lúcia Tinoco; MOURA, Maria Lucia Seidl de (Org.). Quem quer crescer? relacionamento pais e filhos(as) da adolescência para vida adulta. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 13-46.
REIS, Ana Karolina. Pesquisa mapeia perfil de gamers brasileiros e mostra aumento na diversidade. 2024. Disponível em: https://encurtador.com.br/j4w4M. Acesso em: 1 nov. 2024.
REY, Fernando Luis González. Pesquisa Qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2002.
RIATTI, Paolo; THIEL, Ansgar. The societal impact of electronic sport: a scoping review. German Journal of Exercise and Sport Research, Berlin, v. 52, p. 433-446, 2022. Doi: https://doi.org/10.1007/s12662-021-00784-w.
TEIXEIRA, M. Plataformas de jogos mais populares no Brasil. 2015. Disponível em: https://www.museumofplay.org/about/icheg/video-game-history/timeline. Acesso em: 28 set. 2019.
TIROS em Columbine. Produção e direção: Machel Moore. Estados Unidos: Alphafilmes, 2002. 1 DVD, color.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global consultation on violence and health: violence: a public health priority. Geneva: WHO; (document WHO/EHA/ SPI.POA.2), 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Felipe Pires Leite, Edna Lúcia Tinoco Ponciano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Sociais e Humanas adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista. Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.