Maga ou suporte: hipersexualização e imperativos de gênero na construção de personagens femininas em League of Legends
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p231Palavras-chave:
League of Legends, Gênero, Jogos digitais, Hiperssexualização, Personagens.Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a construção de personagens femininas no jogo online League of Legends (LoL), considerando aspectos sociais e estéticos explorados no universo desta plataforma. Nos últimos anos, LoL se consolidou como um dos maiores jogos digitais online da atualidade; este posicionamento aponta sua relevância como produtor de sentidos para os jogadores. A partir disso, pretendemos responder à pergunta: como a construção de personagens femininas e masculinas em LoL contribui para reforçar imperativos de gênero presentes historicamente na cultura gamer, de modo a perpetuar narrativas misóginas de fantasia? Com foco nas representações de gênero no jogo, este artigo analisa, com inspiração na investigação de Araújo (2021) e nos estudos de Schell (2008) e Petry et al. (2013), e com o aporte teórico de Bourdieu (2012) e Butler (2018), os visuais e histórias de três personagens femininas não humanas, pareando-as com três personagens masculinas de mesma espécie. Como resultado, observa-se que há tanto a hipersexualização das personagens femininas, quanto a limitação de suas representações, confinando-as a modelos restritos, enquanto as personagens masculinas se apresentam de maneiras mais diversificadas.
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