Alegoria, fabulação e narratividade em Final Fantasy VII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0383.2024v45n2p259

Palavras-chave:

Alegoria, Fabulação, Narratividade, Final Fantasy VII, Jogos eletrônicos

Resumo

 Nosso artigo tem como objetivo analisar a relação entre os jogos digitais e a sociedade atual por meio de conceitos como alegoria, fabulação e narratividade. Para tanto, realiza um estudo de caso que envolve o jogo Final Fantasy VII, em sua versão original de 1997, que se desdobra em uma reflexão entre teóricos que tratam dos conceitos citados. As teorias empregadas incluem conceitos de alegoria de Benjamin (1984, 2018a, 2018b), a narratividade de Kearney (2012) e a importância da fabulação na construção de significados (Bal, 2021; Eco, 2011). Na discussão, destaca-se a capacidade dos jogos digitais de transmitir mensagens e reflexões sobre assuntos importantes para a sociedade, como a responsabilidade ambiental e a luta contra a exploração, seja por meio de sua história ou jogabilidade. A análise revela a potencialidade dos jogos eletrônicos de entender o mundo e de colocar o jogador como parte ativa no desenvolvimento de sua história. Assim, conclui-se que Final Fantasy VII é um jogo de video game que tem um potencial a ser explorado principalmente no tocante a como as narrativas influenciam e são influenciadas pela sociedade contemporânea

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aluísio Ferreira de Lima, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor  da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará.

Soraya Madeira da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora  em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará. 

Thiago Henrique Gonçalves Alves, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (PPGCOM/ICA/UFC), Fortaleza, Ceará.  

Referências

BAL, M. Narratologia: introdução à teoria da narrativa. Florianópolis: Editora da UFSC, 2021.

BENJAMIN, W. O contador de histórias. In: BENJAMIN, W. A arte de contar histórias. São Paulo: Hedra, 2018a. p.19-58.

BENJAMIN, W. Origem do drama trágico alemão. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

BENJAMIN, W. Passagens. Belo Horizonte: Autêntica, 2018b. v. 3.

BENJAMIN, W. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BITTENCOURT NETO, L. H. Videogames como máquinas semióticas complexas: a emergência dos interpretantes nos jogos digitais. 2019. 122 f. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

BRANDÃO, L. R. G. A narratividade e a narrativa emergente gerada pela mecânica nos jogos digitais: uma proposta de modelo ludonarrativo de análise. 2020. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

BRASIL. Protocolo de Kyoto. Senado Notícias, Brasília, DF, [2024]. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/protocolo-de-kyoto#:~:text=Acordo%20ambiental%20fechado%20durante%20a,de%20efeito%20estufa%20na%20atmosfera. Acesso em: 19 jun. 2024.

CEIA, C. Sobre o conceito de alegoria. Matraga, Rio de Janeiro, v. 1, n. 8, p. 1-7, ago. 1998. Disponível em: http://www.pgletras.uerj.br/matraga/nrsantigos/matraga10ceia.pdf. Acesso em: 20 jun. 2024.

CHERNOBYL. Direção: Johan Renck. Estados Unidos da América: Streaming HBO Max, 2019. 1 temporada, 5 episódios (328 min), on-line, color.

ECO, U. Lector in fabula. São Paulo: Perspectiva, 2011.

FINAL fantasy VII. [S. l.]: Squaresoft, 1997. Jogo eletrônico.

FUJINO, L. D. A concepção visual do personagem cloud strife baseada em aspectos da narrativa do jogo "Final Fantasy VII". Caruaru: O Autor, 2012.

HORKHEIMER, M.; ADORNO, T. W. A indústria Cultural: O esclarecimento como mistificação das massas. In: HORKHEIMER, M; ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985. p. 113-153.

KEARNEY, R. Narrativa. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 37, p. 409-438, maio 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/30354. Acesso em: 19 jun. 2021.

KIZZIRE, J. The sound of good and evil in final fantasy VII. Journal of Sound and Music in Games, Oakland, v. 4, n. 4, p. 71-87, 2023.

LIMA, A. F. Escutar o que foi silenciado, ler o que nunca foi escrito e escrever sobre narrativas impossíveis: fabulação crítica e insurgência à morte do narrador. In: LIMA, A. F.; ROSA-RODRÍGUEZ, Y. Caminhos da pesquisa de gênero e sexualidade: perspectivas da América Latina e Caribe. Porto Alegre: Sulina, 2024. p. 25-48.

MANOVICH, L. The language of new media. Londres: The Mit Press, 2001.

MAY, L. Confronting Ecological monstrosity: contemporary video game monsters and the climate crisis. M/C Journal, [s. l.], v. 24, n. 5, 2021. DOI: 10.5204/mcj.2827. Disponível em: https://journal.media-culture.org.au/index.php/mcjournal/article/view/2827. Acesso em: 19 jun. 2024.

MORRISON, T. Ser ou tornar-se estrangeiro. In: MORRISON, Toni. A origem dos outros: seis ensaios sobre racismo e literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2019. p. 41-65.

O AMANHÃ é hoje. Direção de Thais Lazzeri. Rio de Janeiro: Forward Films, 2018. 1 vídeo (23min. 10s.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=azrnx55oawQ. Acesso em: 7 nov. 2024.

PAZ, S. A espectralidade des/contínua do tempo no gameplay de Dark Souls: [Dark Souls] remastered e Dark Souls 3. 2022. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/249785. Acesso em: 7 nov. 2024.

SALEN, K; ZIMMERMAN, E. Regras do jogo: fundamentos do design de jogos. Volume 3. São Paulo: Blucher, 2012.

SANTOS, H. J. A cidade-jogo em videogames: uma flânerie por Bioshock Infinite e Assassin's Creed: Unity. 2020. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) - Universidade Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9130. Acesso em: 7 nov. 2024.

SILVEIRA, J. G. A Rio-92, os movimentos ecologistas e a Política Nacional do Meio Ambiente: uma reflexão sobre a construção das políticas ambientais brasileiras na década de 1990. Revista Hydra, Guarulhos, v. 5, n. 9, p. 7–36, 2021. DOI: 10.34024/hydra.2021.v5.11427. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/hydra/article/view/11427. Acesso em: 19 jun. 2024.

SYKES, R. ‘Those chosen by the planet’: final fantasy VII and earth jurisprudence. International Journal for the Semiotics of Law, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 455-476, nov. 2016. Springer Science and Business Media LLC. DOI: http://dx.doi.org/10.1007/s11196-016-9497-2.

Downloads

Publicado

31.12.2024

Como Citar

LIMA, Aluísio Ferreira de; MADEIRA DA SILVA, Soraya; ALVES, Thiago Henrique Gonçalves. Alegoria, fabulação e narratividade em Final Fantasy VII. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [S. l.], v. 45, n. 2, p. 259–270, 2024. DOI: 10.5433/1679-0383.2024v45n2p259. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/50905. Acesso em: 14 jul. 2025.